Quer fazer seu negócio crescer? Com a automação de marketing a tarefa fica mais simples, uma vez que muitas atividades manuais podem ser evitadas, delegando-as a programas específicos. Dessa forma, os colaboradores estarão empenhados na criação e execução de estratégias para aumentar o número de alunos da instituição.
Ficou interessado? Então, neste post, você verá o que é automação de marketing, quais são as vantagens e as ações necessárias para aumentar a performance dos colaboradores e o número de matrículas da escola.
Boa leitura!
O que é automação de marketing?
Automação de Marketing é uma estratégia que usa softwares (além de outras tecnologias) para aumentar os resultados do negócio, agindo em escala. Ela permite agir de maneira personalizada com os contatos (leads), melhorando o relacionamento com eles, o que é fundamental para que o número de alunos aumente.
As equipes de marketing e vendas têm, normalmente, uma rotina exaustiva. É necessário publicar conteúdo, divulgá-los nos mais variados canais e gerenciar o engajamento gerado. Mais do que isso, é necessário gerar leads para que o time de vendas possa conseguir mais alunos.
A quantidade de atividades necessárias é gigante, e se torna cada vez maior com o crescimento da instituição. Por isso, utilizar ferramentas que possam fazer o trabalho manual é fundamental para que as tarefas se tornem mais eficientes e o tempo que os colaboradores gastam em cada uma delas seja diminuído.
As ferramentas permitem, entre outras coisas:
- agendar postagens em redes sociais;
- enviar e-mails de acordo com o perfil do usuário ou com as interações realizadas;
- avaliar quais são as pessoas que estão mais próximas de realizar a matrícula;
- mensurar os resultados que as campanhas tiveram.
Quais são os principais benefícios?
Descubra agora quais são os principais benefícios da automação de marketing.
Geração de leads
Quando sua empresa entende quais são os processos necessários para conseguir um aluno, fica mais fácil criar estratégias para capturar um possível interessado em sua escola. Ao utilizar ferramentas de automação, a tarefa fica ainda mais fácil. Você pode conseguir até 2 vezes mais leads.
Criação de oportunidades de vendas
Normalmente, o usuário interessado na instituição não está totalmente pronto para entrar em contato e fazer negócio. Provavelmente, ele precisará de mais informações e fará pesquisas para confirmar que essa é a melhor escolha para ele.
Com o processo de automação, ele receberá conteúdo de acordo com a interação que tiver com a marca. Dessa forma, você saberá quando ele já estiver no ponto de realizar a matrícula.
Como usá-la para captar mais alunos?
Veja como as ferramentas podem ajudá-lo a captar mais alunos.
Criação de fluxo de e-mails
Uma das melhores estratégias que você pode adotar para conseguir mais alunos é usar fluxo de e-mails. Com ele, cada contato receberá uma série de conteúdos de acordo com o perfil dele e com os interesses demonstrados no relacionamento.
Cada clique é capaz de fornecer informações importantes sobre os desejos do usuário. Assim, ele estará mais próximo da matrícula.
Segmentação de leads
Para conseguir criar fluxos de e-mails e atingir corretamente os interessados, é importante segmentá-los de maneira adequada. Não é possível, por exemplo, convencer pessoas que procuram por uma escola de chinês a fazer a matrícula em uma de inglês.
Ou seja, você deve selecionar os usuários de acordo com o perfil (idade, região etc.) e interesses.
Envio automático de conteúdo
É comum que os administradores das redes sociais não saibam qual é o melhor horário para postar. Quando sabem, por vezes, acabam esquecendo e perdendo o melhor momento. Para isso, é interessante automatizar esse processo. Basta configurar em sua ferramenta favorita quando cada conteúdo será publicado. Dessa forma, o esquecimento é evitado e você terá os melhores resultados.
Agora que você sabe o que é automação de marketing e como ela pode ajudar sua instituição a crescer, está na hora de colocar a mão na massa. Planeje-se para escolher as melhores ferramentas e treinar os colaboradores para tirar o melhor proveito dos programas.
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