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Análise de concorrência: como usar a seu favor e sair na frente no mercado

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Escrito por Lab 34

Definitivamente, fazer uma constante análise de concorrência é essencial para entender o mercado a sua volta e se atualizar sobre os desafios que estão cercando seu negócio. Para isso, é necessário fazer um estudo minucioso de como seus concorrentes lidam com o público-alvo, investidores, fornecedores, preços praticados, entre outras questões. Isso vai garantir o melhor planejamento das suas ações de marketing, facilitar a tomada de decisões e a contextualização dos resultados.

Vejamos, agora, como usar a análise de concorrência para impulsionar suas campanhas e destacar seu negócio. Acompanhe!

Como fazer a análise de concorrência?

Primeiro, pesquise as empresas que comercializam os mesmos tipos de produtos ou serviços que os seus. Entenda que essa pesquisa não envolve somente as mercadorias ou atividades similares às suas.

Por exemplo, uma marca de chocolates pode ser concorrente direto de uma de perfumes, já que ambos vendem presenteáveis impulsionados em datas comemorativas. É importante que os preços sejam compatíveis para que tenham competitividade, pois não é muito viável rivalizar com um produto que custa cinco vezes menos que o seu.

Também, saiba o que o público pensa sobre seus concorrentes e sua empresa. Isso pode ser feito por meio de ferramentas de análise de mercado e monitoramento das marcas nas redes sociais, um trabalho que é melhor executado por uma equipe de uma agência especializada. Eles conhecem as melhores técnicas para avaliar a segmentação do público-alvo, bem como a definição de uma persona mais detalhada para seu negócio.

Quais ferramentas usar nessa tarefa?

Hoje, para analisar a concorrência, é possível contar com diversas ferramentas disponíveis na internet que podem agilizar essa atividade. Confira algumas das mais conhecidas!

Google Alerts

Ela é muito útil para acompanhar palavras-chave relacionadas com sua área de atuação e usadas pelos concorrentes. Além de ser muito simples e intuitivo, o Google Alerts ainda envia relatórios e estatísticas sobre as empresas e marcas que você definir, direto para sua caixa de e-mail.

Social Mention

A ferramenta Social Mention atua em tempo real e é bastante prática, pois basta digitar o nome de uma companhia, palavra-chave, produto ou serviço, que ela lista tudo o que foi comentado nas mídias sociais sobre o assunto. Com isso, pode-se medir o nível de popularidade de empresas, eventos, lançamentos etc, a qualquer momento.

Google Trends

Também de fácil utilização, o Google Trends apresenta gráficos com a frequência de busca de certos termos e palavras-chave segmentados por regiões e idiomas. Essa é uma das melhores ferramentas na hora de fazer uma análise de concorrência e conhecer o público, já que conta com a tecnologia do maior buscador do mundo.

SEMRush

Essa ferramenta realiza a avaliação do desempenho das empresas no Google por meio da análise dos termos mais procurados. Desse modo, você descobre quais são as palavras-chave que geram mais tráfego para seu site e quanto é o CPC (Custo Por Clique) desses termos. Ainda, ela realiza uma análise do comportamento da concorrência, as palavras que estão sendo usadas nos anúncios e as que são indexadas nos buscadores.

A análise de concorrência é essencial para obter diferencial competitivo e se destacar. Conhecendo seus rivais, e sabendo como eles e o público se relacionam, sua empresa poderá pensar em novas abordagens, diferenciais e estratégias que sejam ainda mais eficientes e que a faça sair na frente no mercado.

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