O Facebook está ficando ultrapassado? A maior rede social do mundo está ficando “careta”? Segundo algumas pesquisas, o Facebook se torna cada dia maior, sendo cada vez mais necessário a transformação digital das empresas.
Na atual contagem, feita pelo site Statista, o Facebook tem 2.38 bilhões de usuários, 179 milhões a mais que no mesmo período de 2018. E o grande fator desse aumento foi a interação de pessoas mais velhas com as redes sociais.
Para alguns, a queda do número de jovens pode representar um fator negativo, taxando a plataforma de obsoleta. Mas do ponto de vista estratégico, a participação de pessoas mais velhas representa o grande diferencial.
Aprenda o que é Marketing com os mais velhos
Não à toa que, segundo pesquisa da Rock Content, 97,5% das empresas têm um perfil no Facebook. Assim, o relacionamento com o público 40+ era uma das grandes dificuldades das marcas que migraram para o meio digital.
Seja pela desconfiança, medo, falta de habilidade, as pessoas mais velhas ficaram fora do primeiro momento das redes sociais e e-commerces (compras online). Ao tempo delas, aprenderam a facilidade de usar a Internet para se relacionar, informar e comprar. Segundo o Sebrae, 32% dos consumidores têm entre 50 e 64 anos.
Portanto, sabemos que a população está envelhecendo, que o poder aquisitivo dessas pessoas é maior e que o Facebook é a rede social favorita delas. Como então prender a atenção desse público?
Saiba como conversar com seu público-alvo no Facebook
Se as pessoas mais velhas estão cada mais presentes nas redes sociais e se elas consomem cada vez mais em e-commerces, é justo (e estratégico) que o conteúdo seja do gosto da maioria.
Nesse sentido, a primeira coisa que você precisa entender é qual o perfil do seu público, com informações sobre gênero, idade, localização. A partir disso, construa seu cliente ideal, ou seja, sua persona. Dessa forma, seu negócio irá conversar diretamente com seu público.
Essa é a hora de gastar as melhores ideias imaginando o que faria essas pessoas curtirem sua foto ao invés da foto do concorrente. Lembrando que pessoas mais velhas tendem a ser clientes mais fiéis.
Tenha um bom planejamento estratégico
Para completar, é hora de estudar. O sucesso do empreendimento depende do quanto você se dedica à mensurar todas as ações realizadas. Seu planejamento editorial está em dia? Seu conteúdo está sendo relevante? Você tem interagido com seu público?
Além disso, crie metas de seguidores, curtidas, vendas efetuadas. Um planejamento editorial gera 1,5 mais alcance que publicações aleatórias. Assim, é possível medir a eficiência dessas ações para uma transformação digital assertiva. Alguns dados importantes são:
- Taxa de engajamento;
- Horário de maior engajamento;
- Quantidade de publicações;
- Tipo de publicação (vídeo, foto, GIF).
Convertendo seguidores do Facebook em clientes
Por fim, nunca deixe de estar atento ao que acontece no Marketing Digital. O Facebook muda os algoritmos o tempo todo, o que pode provocar uma queda nas métricas e, consequentemente, nas vendas.
Sabendo que a rede social se tornou uma importante ferramenta de conversão de seguidores em clientes, essa é a hora de investir em uma boa estratégia de marketing.
Essas são dicas valiosas sobre como o Facebook pode ajudar na transformação digital da sua empresa. Ficou alguma dúvida sobre? Entre em contato com a gente e confira outros textos em nosso blog!