Saber o que é SAC e implementar um serviço de qualidade é essencial para qualquer empresa que busque verdadeiramente se destacar em um mercado cuja competitividade cresce sem parar. Afinal, no mundo cada vez mais conectado em que vivemos, manter canais ativos de contato e comunicação com o público se faz fundamental para atrair novos clientes e consolidar uma marca.
O SAC, se mal feito, pode sabotar o seu negócio. No entanto, se bem-feito, é uma ferramenta que agrega um diferencial competitivo, capaz de fidelizar e otimizar seu atendimento. E todo cliente quer ser bem atendido, não é mesmo?
O que é SAC?
SAC é uma sigla que se refere a Serviço de Atendimento ao Consumidor. Por meio desse recurso, que é utilizado desde o século XX, é possível estabelecer um canal de comunicação entre a empresa e o cliente, por meio do qual a organização pode resolver problemas dos consumidores, tomar nota de sugestões e reclamações e tirar dúvidas diversas.
A maneira mais comum de praticar o serviço de atendimento é via telefone, por meio de um call center. Há também o atendimento por e-mail e a conversa por chat, entre outras possibilidades.
É importante ressaltar que o SAC e seu funcionamento são regulamentados pelo Decreto Nº 6523/2008, que prevê a resolução de demandas dos reclamantes no primeiro atendimento, o uso de inteligência artificial e outras especificidades.
Sem dúvidas, o SAC é uma das mais importantes ferramentas para atendimento do público. De acordo com uma pesquisa realizada pela Accenture, 91% dos clientes se sentem frustrados se precisam contactar uma empresa mais de uma vez para solucionar alguma demanda. Ou seja: investir em um bom serviço de atendimento ao cliente é essencial para colher os frutos da ferramenta.
Quais são os benefícios do SAC?
Se feito levando em consideração não somente as regras de realização, mas com o cuidado de entregar um atendimento de qualidade, empático e verdadeiramente preocupado com a satisfação da clientela, o SAC só tem a potencializar o sucesso do seu negócio. Alguns dos principais benefícios desse serviço são:
- aproximar cliente e empresa;
- fidelizar clientes ao oferecer um bom serviço;
- otimizar a solução de problemas internos;
- identificar e diminuir motivos de insatisfação com a sua empresa;
- recolher informações que auxiliam na tomada de decisões internas.
Como implementar o SAC em uma empresa?
Ficou clara a importância de um SAC efetivo, não é mesmo? Se a sua empresa ainda não tem um serviço de atendimento consolidado, essa é a hora de investir! Comece conhecendo profundamente o seu público-alvo (para definir linguagem, formas de abordagem, etc.). Escolha um ou mais canais com os quais deseja trabalhar (sempre levando em consideração o seu público!). Faça, ainda, a capacitação da sua equipe. Você pode, também, pensar na possibilidade de contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço!
Com essas dicas em mente, certamente será possível implementar ou mesmo aprimorar o SAC da sua empresa, realizando um atendimento de excelência e investindo no diálogo aberto com o público.
E agora que você já sabe o que é SAC, descubra o que é melhor: contratar uma agência de marketing ou guiar a estratégia internamente.