Ter uma boa reputação online é fundamental para que qualquer estratégia de marketing digital surta efeito. Em um ambiente competitivo, ter a reputação manchada pode trazer consequências ruins para a marca e minar sua expansão no mercado.
Não quer errar? Para saber o que você não deve fazer, você verá neste post quais são os 3 erros mais cometidos e entender como agir para não errar. Acompanhe a leitura e confira!
Qual a importância da reputação online para o sucesso da empresa?
O novo consumidor pensa antes de comprar. Em vez de fazer aquisições pelo impulso, ele quer pesquisar mais e ver quais são as opções de mercado que eles têm. Uma das variáveis nessa decisão é a reputação online. Quando a marca não é bem avaliada pelos usuários, a chance de que os negócios sejam concretizados é menor.
Além disso, com uma boa reputação é possível até mesmo ditar os rumos do mercado. Empresas confiáveis ajudam seus clientes a fazerem compras mais conscientes. Ou seja, se sua marca for autoridade na sua área de atuação, seus seguidores terão o prazer de divulgá-la na Internet e ainda ouvir o que você tem para dizer. Legal, não? Mas nem tudo são flores. Erros podem ter o efeito contrário e fazer com que você se afaste do seu público.
Quais são os principais erros?
Veja, agora, quais são os principais erros cometidos pelas empresas que minam a reputação online delas.
1. Não responder comentários negativos
Algumas empresas têm a estratégia de não responder aos comentários negativos para que os problemas não tenham maior publicidade. Entretanto, isso pode ser um grave erro. Para começar, é importante saber que mesmo os clientes mais insatisfeitos podem ser recuperados.
Para tanto, eles precisam sentir que a empresa os respeita e considera a opinião deles. Ou seja, em vez de não responder, vale a pena dar uma atenção ainda maior para esse cliente. Caso o trabalho seja bem-feito, a chance de ele voltar a consumir e ainda indicar a marca é grande.
Além disso, os interessados em adquirir seus produtos e serviços também consideram a opinião dos clientes. Dessa forma, quando ele vê que os problemas dos usuários não são resolvidos, pensará duas vezes antes de continuar a relação com a empresa. Isso significa que responder às críticas é importante tanto para reter clientes quanto para promover a marca nas mídias sociais.
2. Cometer deslizes ortográficos
Além de ser deselegante, os erros ortográficos mostram desleixo e falta de profissionalismo da empresa. Por isso, é importante que toda publicação seja revisada antes de ser postada.
Além de reler o conteúdo, utilize ferramentas digitais, como corretores automáticos, para diminuir as possibilidades de um erro ser publicado. Caso isso aconteça, corrija o mais rápido possível e não tenha vergonha de reconhecer o erro. Agradeça caso um usuário tenha chamado a sua atenção.
3. Pagar pessoas para falar bem da empresa
Inicialmente, nem sempre é fácil engajar os clientes para fazer postagens e indicações. Isso leva muitas empresas a pensar em pagar pessoas para fazer comentários positivos. Entretanto, além de ser perigoso (caso seja descoberto), não trará os resultados esperados. Os consumidores esperam ver comentários e indicações reais para ajudá-los a tomar as melhores decisões possíveis.
Para resolver o problema, peça o usuário para fazer avaliações dos produtos e serviços da sua empresa nas redes sociais. Mostre a eles que a marca preza por entender a opinião dos consumidores para ser ainda melhor. Os consumidores adoram contribuir.
Agora que você sabe o que não fazer para melhorar sua reputação online, é a hora de se programar para ter estratégias mais efetivas e que tragam o resultado esperado. Por isso, é interessante sempre procurar uma agência especializada que possa auxiliá-lo em todo o processo de construção da reputação da sua marca.
Você gostou deste artigo? Então deixe um comentário agora mesmo, contando quais foram as experiências da sua empresa relacionadas a esse assunto!