Muitos profissionais ainda não entendem bem o que é landing page ou como essa estratégia pode ser relevante para o marketing da empresa. Contudo, ela deve estar presente desde o planejamento, já que é uma poderosa ferramenta para fazer os consumidores avançarem uma etapa na jornada de compras.
Essas páginas são diferentes das comuns, pois contêm diversos elementos dirigidos para a conversão. Por isso, as landing pages costumam apresentar altas taxas de conversão, já que incentivam os visitantes a tomarem uma ação e tornarem-se leads ou clientes, por exemplo.
No post de hoje, veremos qual a importância de criar landing pages que sejam realmente eficazes.
O que são landing pages?
Originalmente, é o nome dado a todas as páginas em que os usuários acessam um site, ou seja, “aterrissam”. Esse conceito evoluiu e expandiu-se para uma estratégia que visa a direcionar as pessoas para certas ações, como preencher um formulário para baixar algum material ou finalizar uma compra.
A criação de landing pages tem como único objetivo a conversão. Então, elas devem ter conteúdo e design limpos, que não tenham distrações e que facilitem a tomada de decisão. Logo, apresentam menos elementos que uma página comum. Essa é uma estratégia que pode ser usada em todos os estágios do funil de vendas e adaptada para diversos motivos.
Qual é a importância dessa estratégia?
Ela é uma grande responsável por gerar leads, a partir do cadastro voluntário de dados para a obtenção de uma oferta. Com isso, eles podem ser nutridos com outros conteúdos e ofertas, alimentando sua base com mais informações pessoais, que determinarão as próximas ofertas, até que a compra seja realizada.
Com as landing pages, é possível conseguir, gradativamente, dados mais completos sobre os clientes e seus interesses. Assim, você entende melhor seu público e pode diminuir os custos para atrair e reter clientes. Para que isso seja eficaz, é necessário criar páginas que realmente convertam os visitantes e gerem resultados.
Como fazer uma landing page?
Elas não devem ter ofertas aleatórias, já que toda ação deve ser planejada e ter um objetivo claro. Além disso, os conteúdos e recompensas devem ser segmentados por público e estágio na jornada de compras. Agora, veremos alguns passos para criar uma landing page que realmente converta.
Defina o objetivo
O primeiro passo deve ser determinar qual a finalidade da landing page e quais informações se deseja conseguir com ela. Se a sua intenção for conseguir mais leads, pode-se criar um material rico, como um e-Book e, em troca, os visitantes deixam algumas informações, como nome, profissão e e-mail.
Crie um título
Isso é muito importante, pois a maioria das pessoas lê apenas o cabeçalho das páginas. Então, os títulos e subtítulos devem ser pensados para serem atrativos e incentivar a conversão. Para isso, eles precisam comunicar a proposta de forma clara e direta, para mostrar rapidamente que o visitante chegou ao lugar certo.
Monte um formulário
Ele é responsável pela conversão e por captar os dados dos usuários. Os campos devem ser pensados de acordo com o número de leads que se deseja gerar. Geralmente, pedir muitas informações pode significar uma menor taxa de conversão, já que as pessoas tendem a não gostar de preencher tudo ou ceder muitos dados pessoais.
Faça uma descrição
Esse é o conteúdo sobre a oferta, para dar mais informações e incentivar a ação. Então, é a hora de esclarecer dúvidas ou alinhar as expectativas, por isso, mostre todo o potencial do que está sendo oferecido e escolha um CTA convincente. Na descrição, podem ser usados vídeos explicativos ou imagens de prévia do material.
Selecione as imagens
É preciso preencher a landing page com imagens condizentes com o objetivo. Elas também ajudam na decisão de conversão, logo, escolha algumas que tenham a ver com o que está sendo oferecido e evite usar fotos muito genéricas ou que possam atrapalhar o entendimento da oferta.
Como visto, saber o que é landing page é imprescindível para obter melhores resultados com o marketing digital. Elas dinamizam o relacionamento com os consumidores e facilitam a obtenção de leads. Então, não perca tempo, comece a usar essa estratégia e aproveite os resultados que ela pode oferecer.
Agora que você sabe a importância das landing pages, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e espalhe conhecimento!