Muitas empresas não têm experiência ou orçamento para contratar bons profissionais de marketing e criar um departamento próprio. Por outro lado, alguns gestores podem julgar que, mesmo com esses recursos, contratar uma consultoria de marketing é a melhor opção.
Afinal, com um investimento menor, sua empresa conta com um time de profissionais capacitados, especializados e com experiência para pensar nas estratégias que melhor servem para o seu negócio.
A consultoria vai planejar, organizar e orientar as ações, com conceitos atuais e foco nos resultados, diminuindo as chances de erro, otimizando tempo e investimento. Veremos algumas das vantagens de contratar uma consultoria de marketing. Confira!
1. Profissionalismo
As agências que prestam consultoria têm como mão de obra profissionais capacitados com diversas especialidades. Eles agem enxergando a sua empresa de fora, percebendo qual o melhor para obter os resultados desejados, sem deixar que fatores internos interfiram.
De acordo com as necessidades da organização, os consultores podem planejar várias estratégias e orientar ações para:
- aumento do fluxo de acessos no site;
- gerenciamento das redes sociais;
- análise de métricas;
- otimização de motores de busca, como o Google;
- elaboração de campanhas de anúncios e links patrocinados, entre outros.
O trabalho envolve identificar problemas e oportunidades para gerar mais resultados, além de interpretar relatórios parciais e finais sobre o andamento das campanhas.
2. Experiência
A experiência dos profissionais que lidam diariamente com diferentes projetos de marketing é essencial para se destacar no mercado. Isso também ajuda a se certificar de que seu investimento estará em boas mãos.
É em momentos críticos que esse conhecimento faz a diferença, já que situações decisivas precisam de uma base sólida para serem resolvidas. Logo, contar com profissionais experimentados na área fará seu negócio ter mais segurança em conseguir seus objetivos.
3. Dinamismo
Para executar campanhas de marketing é necessário conhecimento de várias ferramentas e recursos, alguns mais complexos do que algumas pessoas pensam. Muitos deles podem ser usados em conjunto para maximizar o alcance das ações.
Por isso, os departamentos precisam de diversos profissionais para cuidar das diferentes áreas. Uma consultoria dispõe de profissionais dinâmicos, que entendem os recursos disponíveis para as necessidades do seu negócio, indicam quais são as melhores ações e recomendam prestadores de serviço para realizá-los.
4. Ganho de tempo
Chega um momento em que não é possível tomar conta de todo o serviço de marketing da empresa porque outras ocupações tomarão seu tempo. Insistir em manter o controle total pode resultar em uma má gestão, por falta de tempo necessário para realizar o trabalho com qualidade.
A consultoria poupa seu tempo, que pode ser usado com outras questões importantes da empresa, como pensar em estratégias de retenção de clientes e a qualidade dos produtos ou serviços.
5. Economia
É comum em muitas empresas, em especial nas pequenas e médias, que as funções sejam acumuladas a fim de economizar com pessoal. Contudo, isso pode sobrecarregar os colaboradores, que não darão a devida atenção às atividades, resumindo-se ao básico.
Um trabalho especializado de consultoria reunirá em um só pacote todos os elementos essenciais para o plano de marketing, personalizado para cada companhia. Um consultor indicará quais são as atividades prioritárias e quais podem ser deixadas para depois, diminuindo gastos e aumentando o retorno.
6. Foco
Várias empresas priorizam estratégias que não fazem sentido para seus negócios. Muitos empresários se perdem em atividades que não são relevantes, desperdiçando tempo e dinheiro com isso.
Definindo métricas específicas para cada atividade, a consultoria concentra esforços nas ações prioritárias para fortalecimento de marca e condução dos leads na jornada de compra. Para fazer o planejamento é necessário pensamento estratégico, com foco nos elementos mais importantes para a organização.
Os benefícios de contratar com uma consultoria de marketing são muitos. Por mais que a empresa tenha orçamento necessário para montar um departamento, os gastos serão maiores e os gestores ainda terão que se preocupar com a competência da sua equipe.
Por isso, o trabalho terceirizado pode ser a melhor forma de desenvolver um plano de marketing prático, econômico e eficaz.
Se você percebeu o valor de uma consultoria e deseja saber mais sobre o que ela pode fazer na sua empresa, entre em contato com a Lab34, estamos prontos para atendê-lo!