Até os mais experientes podem cometer alguns erros que impactam bastante na performance da empresa e, dessa forma, suas estratégias de marketing digital falham. Para evitar que isso aconteça com você, é preciso ficar de olho naqueles que são os problemas mais comuns.
Por exemplo, nenhuma campanha consegue trazer bons resultados sem objetivos bem definidos. Afinal, como saber o que determina o sucesso dela? Isso também vale para planejamentos que não especificam corretamente qual audiência deverá ser o alvo.
Por que as estratégias de marketing digital falham? Na maioria das vezes, é por conta de motivos como estes:
Não ter objetivos claros
Para ter certeza de que as suas iniciativas estão dando certo, é essencial que o foco da sua campanha seja devidamente especificado. Não permita que sejam definidos objetivos vagos demais. Por exemplo, se sua marca quer vender mais, especifique o quanto.
Assim, todas as estratégias de marketing digital devem ter meios para medir seu sucesso. Isso somente é possível se existirem métricas que resumam adequadamente o que a campanha deseja conquistar.
Não impactar o público certo
Errar no alvo é um dos problemas mais comuns que fazem com que estratégias falhem. A tecnologia evoluiu bastante nos últimos anos, permitindo que seja possível impactar precisamente a audiência que você deseja.
Esse ponto não deve partir de suposições. Portanto, realize pesquisas com clientes já existentes e leve em consideração os objetivos que a marca possui a respeito de público-alvo. Somente assim será possível segmentar as suas estratégias de marketing digital corretamente.
Suas estratégias de marketing digital falham ao não se adaptar ao mobile
Os smartphones se tornaram o principal meio de acesso à internet no Brasil, conforme as pesquisas apontam. Portanto, as suas estratégias de marketing digital não podem ignorar esse tipo de aparelho.
Dessa forma, é necessário que as suas campanhas sejam responsivas, capazes de serem aproveitadas por gente em qualquer dispositivo.
Preocupe-se em adaptar o layout do seu site e do e-mail marketing para funcionar corretamente em todo tamanho de tela. Não limite a experiência: permita que o seu público consiga acessar todas as funções, não importando em qual aparelho estejam.
Não ter ofertas que agregam valor
Por que o seu público iria se interessar pela sua oferta? Ela realmente agrega valor à audiência ou se trata apenas de uma publicidade vazia? Com o aumento da concorrência em todos os mercados, nenhuma marca pode se dar ao luxo de investir em comunicações vazias.
Portanto, leve em consideração as necessidades do público que você pretende atingir. Do que essas pessoas precisam? O que costuma convencê-las? Assim, você conseguirá elaborar a estratégia adequada para ter sucesso ao impactá-las.
Não acompanhar as tendências da área
As melhores estratégias de marketing digital estão sempre se adaptando conforme o meio evolui. Se a sua marca não ficar de olho nas tendências do mercado dela, acabará sendo ultrapassada pelos concorrentes que fazem isso.
Você precisa ser capaz de antecipar esses movimentos para sair na frente em relação a outros players da sua área. Isso significa detectar oportunidades vantajosas e encontrar maneiras de trazer algum benefício para a sua estratégia a partir delas.
Com tantas variáveis, é comum que estratégias de marketing digital tenham resultados ruins e que fique difícil determinar os motivos. Portanto, você precisa se certificar de não estar cometendo nenhum desses erros graves. É hora de revisar seus planejamentos e rever suas prioridades!
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Para saber mais um pouco (ou muito!)
Agora que você já entendeu porque as estratégias de marketing digital falham, nada melhor do que entender como fazer seu planejamento estratégico.
Agregue valor ao seu negócio e promova a transformação digital. Então dá só uma olhada neste Guia de Marketing de Performance que preparamos para você!