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WhatsApp marketing: o que fazer e NÃO fazer?

Escrito por Lab 34

O marketing digital é sinônimo de grandes oportunidades para empresas de qualquer porte e segmento. Dentre as suas ferramentas, algumas das principais são as redes sociais. Nesse contexto, Facebook, Instagram e WhatsApp marketing representam estratégias que passaram a fazer parte da realidade dos negócios, assegurando mais dinamismo nas vendas e na conquista de melhores resultados.

Para as marcas, elas surgem como uma possibilidade de atrair mais clientes e fidelizar os atuais, por meio da oferta de uma experiência encantadora. Todavia, caso a intenção seja alcançar boas métricas, é preciso profissionalizar a área de marketing online. 

Em redes como o Facebook e o Instagram, essa profissionalização tornou-se bastante evidente nos últimos anos. Mas, e no WhatsApp? É possível fazer marketing por meio desse aplicativo de envio de mensagens? A resposta é: sim! 

O WhatsApp pode ser usado de diversas maneiras e, sem dúvidas, tornou-se um canal de comunicação eficiente para gerar vendas de produtos e serviços. Conhecendo a ferramenta de maneira efetiva, você poderá impulsionar seu empreendimento com bastante precisão.

Abaixo, confira três das melhores práticas que podem ser feitas por meio do aplicativo: 

1. Peça feedback ao cliente

Em qualquer empresa, é muito importante proporcionar experiências satisfatórias junto aos produtos ou serviços oferecidos.

Para que isso aconteça, é essencial conhecer os gostos, desejos e necessidades dos clientes, além de pensar em todas as etapas vivenciadas por eles durante a compra. Uma das mais importantes, em que muitas marcas pecam, é o pós-vendas.

No entanto, não existem mais desculpas para deixar de fazer um pós-vendas impecável quando temos à disposição ferramentas como o WhatsApp — que além de prático, rápido e gratuito, funciona como um eficiente canal de marketing de relacionamento.

Hoje em dia, todo mundo tem um telefone com o aplicativo instalado, certo? Dessa forma, é possível pedir por ele o feedback do cliente — o que, consequentemente, torna-se um forte fator de fidelização, já que quando você tem uma postura proativa, demonstra que está realmente preocupado em solucionar as dúvidas e problemas dos consumidores. 

2. Faça do WhatsApp marketing um serviço de SAC

Para o uso profissional da ferramenta, é essencial ter um WhatsApp exclusivo para a empresa, que deve ser divulgado de forma clara no site, blog e em outras redes sociais como o Facebook e o Instagram. Uma vez que você divulga esse canal, abre a possibilidade de dar respostas imediatas às perguntas dos consumidores. 

Sendo assim, é essencial que você conte com uma equipe disponível para dar atenção às demandas dos clientes em tempo real. Vale lembrar que, se você se dispôs a abrir esse canal de comunicação, deve assumir o compromisso de cumpri-lo de forma efetiva. A característica essencial da ferramenta, afinal, é o imediatismo da interação. 

3. Forneça vantagens exclusivas

Uma das formas de se aumentar o vínculo com os clientes pelo WhatsApp é assegurar a eles vantagens exclusivas por meio de um relacionamento personalizado.

Informe, por exemplo, que eles terão descontos e atendimentos especiais nas próximas compras. Naturalmente, isso deve ser feito de maneira sutil, com muita atenção aos desejos e às necessidades dos consumidores. 

Além disso, nunca é demais reforçar a importância da boa escrita. O “internetês” — como transformar o “você” em “vc” — é até permitido, mas sem exageros. O bom senso e a coerência devem ser a tônica do contato com o cliente. 

Agora que você conferiu algumas das boas ações relacionadas ao WhatsApp marketing, vamos listar três práticas que NÃO devem ser feitas por meio do aplicativo. Confira!

4. Não peça o número do cliente 

Pedir o número do cliente pode soar invasivo, além de gerar aversão e dificultar uma possível aproximação. Existem formas mais sutis e naturais de conseguir o WhatsApp do consumidor, como buscar desenvolver estratégias em que você entrega benefícios em troca desse contato. 

Por exemplo: “Preencha nossa pesquisa de satisfação e ganhe 20% de desconto em qualquer produto na sua próxima compra”. Aqui, é importante que a vantagem fique muito clara para o cliente. Ao preencher o formulário, nas entrelinhas, ele terá dado permissão para que você faça contato por meio do WhatsApp. 

5. Não seja marcado como spam

Como já mencionamos, o WhatsApp marketing é uma ferramenta extremamente valiosa para se aproximar do cliente — e isso deve ser feito de forma sutil. 

Ser marcado como spam é uma situação muito chata e delicada para a empresa. Por isso, é fundamental mandar pelo aplicativo somente informações que efetivamente são do interesse do seu cliente, em quantidade moderada. 

Uma ideia interessante é criar um cronograma, definindo os dias da semana e os conteúdos a serem enviados. Lembre-se de elaborar mensagens de texto diretas e objetivas, preferencialmente acompanhadas de imagens.

Evite os áudios, já que nem sempre as pessoas poderão ouvir uma gravação. Os emojis estão liberados, mas com moderação.

6. Não utilize grupos

Uma das formas de comunicação mais utilizadas pelos usuários do WhatsApp são os grupos. O problema, no entanto, é que essa interação nem sempre é interessante para todos os clientes.

Muitas vezes, as informações trocadas durante as conversas coletivas acabam destoando do propósito da empresa de fazer negócios pela ferramenta. Obviamente, existem alguns grupos que funcionam muito bem, mas a tendência é que, com o tempo, as pessoas passem a se incomodar com a quantidade de mensagens recebidas — afinal, elas não são personalizadas.

Uma alternativa eficiente é trabalhar com as listas de transmissão. Com elas, você pode mandar mensagens para até 256 pessoas, sendo que cada uma delas receberá essa comunicação de maneira individual. 

Ainda assim, não se esqueça de manter o bom senso. Aqui, vale sempre a regra de ouro: o conteúdo é realmente interessante para o consumidor? Por fim, lembre-se de que para que esses usuários possam receber sua mensagem pelas listas de transmissão, eles precisam ter o seu contato salvo no celular. 

E você, o que achou dessas práticas sobre o que fazer e o que NÃO fazer por meio do WhatsApp marketing? Tem alguma experiência que possa compartilhar sobre o tema deste post? Deixe seu comentário logo abaixo! 

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Lab 34

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