Para entender o desempenho das suas campanhas de marketing, com informações como o número de acessos no site e a aceitação dos conteúdos, é indispensável saber como usar o Google Analytics.
Essa ferramenta, gratuita, permite analisar dados para a composição de metas, acompanhamento das ações dos usuários, sazonalidades, número de visitas, entre muitas outras informações.
Veja agora como usar esse sistema indispensável para o trabalho de marketing!
Integração com o Google Webmaster Tools
Essa união vai fornecer informações detalhadas sobre o comportamento e os hábitos de busca dos usuários. Será possível ver no Google Analytics os números de impressões, cliques em páginas e palavras-chave, e outros dados das buscas.
Se a empresa investe no Adwords, a integração deve ser feita e as conversões configuradas, para poder avaliar os resultados. Sem esse monitoramento, as campanhas de anúncios ficam desorientadas.
Ordenação do funil de venda
Com o Analytics se pode verificar os hábitos de navegação dos usuários. Desse modo, descobre-se por que as pessoas compram ou não no seu site — se é algum problema de usabilidade ou outra questão que está impedindo o avanço no funil de vendas.
Essa ferramenta deve ser devidamente configurada em união com as metas do Analytics. Assim, a plataforma pode gerar relatórios sobre a taxa de abandono, com cada etapa do caminho observada, a fim de entender o motivo de o usuário não concluir a compra, preencher um formulário ou entrar em contato, por exemplo.
Contabilizar as conversões
Essa atividade vai mostrar se o site está conseguindo atingir seu objetivo e qual o andamento desse processo. Essa medição é mais comum no seguimento de e-commerce, no qual as conversões representam as vendas e, por consequência, o sucesso e o faturamento do negócio.
Esteja atento às conversões de todas as ações — seja um novo lead, um contato adquirido ou o download de algum conteúdo. É preciso que as definições de conversão nas páginas sejam claras, assim, essa informação pode ser aplicada no planejamento estratégico de marketing.
Configuração do IP
Muitas vezes, o site recebe diversos acessos dos colaboradores da empresa e esse número pode confundir a análise do fluxo de visitas. Por isso, o IP da rede fixa da companhia deve ser cadastrado no Analytics, para evitar erros na leitura dos dados.
Existem filtros de acesso, em que podem ser incluídos todos os endereços de aparelhos que não devem ser contabilizados como acessos válidos. Desse modo, os relatórios estarão isentos desses IPs e só contabilizam os que interessam, garantindo a precisão dos dados.
A configuração de metas
Isso serve para acompanhar o desenvolvimento das ações e saber se terão o resultado esperado. Se o objetivo de uma página for o preenchimento de um formulário, ela deve ter uma meta definida para entender a eficácia e melhorar o trabalho.
Ao configurar essa informação no Analytics, ele pode mostrar a comparação dos resultados em relação às metas definidas. Ou seja, permite o acompanhamento das ações e do desempenho de cada uma delas.
Sazonalidades
Com o Google Analytics, as empresas podem entender o funcionamento de suas campanhas ao longo do ano. Por meio de dados de comportamento dos usuários e quando eles são mais ativos, gerando maiores conversões.
Então, descobre-se quais períodos têm melhor desempenho. Com isso, é possível perceber os motivos que levam algumas ações a serem mais bem-sucedidas em certas épocas do ano. Essa informação é muito valiosa para traçar estratégias e realocar investimentos para momentos mais apropriados.
Saber como usar o Google Analytics é crucial para o entendimento e orientação das suas campanhas, além de dar diversas informações sobre o desempenho do site e os hábito de busca, entre outras utilidades.
O importante é procurar aprender e explorar a plataforma, entendendo uma função de cada vez. Assim, em breve, você entenderá os recursos e a avaliação dos dados obtidos por meio dela.
Agora que você conheceu a utilidade do Google Analytics, saiba como sair do óbvio nas suas estratégias de marketing!