Um diagnóstico de marketing para sua clínica de estética é uma etapa que deve ser desenvolvida antes do planejamento estratégico. Essa fase descreve o que a estrutura da marca já tem, o que precisa mudar e o que deve começar a fazer. Somente assim será possível definir objetivos para que o investimento nas ações de marketing sejam efetivos.
A ajuda de um especialista é fundamental para obter um diagnóstico claro, que descreva as reais necessidades da marca. Nesse processo, algumas etapas são seguidas para que os gargalos sejam identificados. Somente com a percepção da causa raiz desses problemas será possível criar soluções sustentáveis.
Continue a leitura deste post e saiba quais passos devem ser seguidos para realizar um diagnóstico de marketing eficiente em sua clínica de estética!
O que é um diagnóstico de marketing?
O diagnóstico de marketing é uma etapa que faz uma avaliação completa da situação do negócio, a fim de identificar os fatores positivos e negativos. Com isso, além de corrigir os problemas já identificados, é possível enxergar as oportunidades — como entrada em um novo mercado, desenvolvimento de um produto/serviço ou alcance de um público potencial.
A avaliação também deve ser feita no ambiente online da empresa. Isso porque ações nos canais digitais captam e qualificam potenciais clientes. Por isso, deixar de observar esse cenário é um risco para as marcas que querem crescer e se consolidar no mercado de atuação.
Por que realizar um diagnóstico de marketing?
O objetivo primordial do marketing é prospectar novos clientes e auxiliar no processo de fidelização. A área é um investimento que auxilia no mapeamento do consumidor ideal e, com isso, é possível desenvolver táticas capazes de gerar uma oferta com mais valor para esse público.
É comum que grandes aplicações financeiras sejam direcionadas ao marketing. No entanto, somente um diagnóstico completo pode descrever a eficácia dos resultados obtidos por meio desses investimentos. O diagnóstico de marketing, por sua vez, garante o não desperdício de verba e, consequentemente, sua otimização.
O que avaliar no diagnóstico de marketing?
A avaliação do diagnóstico de marketing deve ser feita em todos os âmbitos da organização, seja no ambiente externo, seja no ambiente interno. Reunir, em um documento, os dados quantitativos ou qualitativos coletados pela empresa nos últimos meses permite uma visualização sistêmica de determinados fatores, como:
- análise da concorrência;
- perfil do público consumidor;
- número de vendas por período;
- faturamento obtido por período;
- efetividade do plano de marketing;
- ambiente online;
- funcionamento dos processos internos;
- Recursos Humanos, entre outros.
O que fazer com o diagnóstico em mãos?
Após a coleta e análise dos dados, chega o momento de criar planos de ações capazes de corrigir os gargalos ou, até mesmo, intensificar os fatores positivos. Se há falhas nos processos internos que geram demora e atraso no atendimento ao cliente, por exemplo, pode-se aperfeiçoá-los ou investir em treinamentos com o objetivo de mitigar a insatisfação do consumidor.
Um fator analisado pode, naturalmente, indicar outro ponto de atenção. O ambiente online é um excelente espaço para coletar feedbacks e entender a percepção do cliente diante da marca. Com a recorrência de fatos notificados, as ações devem ser planejadas em cima dos pontos mais críticos.
Além de trabalhar de maneira estratégica, o diagnóstico de marketing permite enxergar o posicionamento da empresa diante do mercado, assim como seu desempenho, principalmente se for replicado de tempos em tempos. Para isso, um especialista pode contribuir com uma visão externa e isenta de vícios, além de agregar, por ter expertise em analisar cada um dos processos organizacionais.
Com a crescente do mercado estético, faz-se necessário desenvolver um diagnóstico de marketing para evidenciar ao público os maiores diferenciais competitivos de sua marca. Somente assim será possível criar um planejamento estratégico sólido, focado em resultados sustentáveis e com investimento otimizado.
Está preparado para iniciar essa etapa em seu negócio ou ficou com alguma dúvida sobre o processo? Entre em contato conosco, fale com um de nossos especialistas e conheça a solução adequada para o que você precisa!