Conforme os hábitos dos consumidores mudam, as empresas precisam criar estratégias para atendê-los de forma efetiva e rápida. Com a popularização dos smartphones e da Internet, mais pessoas querem resolver os problemas a partir de mídias digitais. As empresas que ainda não fornecem um atendimento (com qualidade) nesses meios terão mais dificuldades para manter e fidelizar os consumidores e poderão perdê-los para a concorrência.
Para ajudar nisso, você verá, neste post, o que é SAC 3.0, quais são as principais dificuldades de implementação e as vantagens para sua empresa. Boa leitura!
O que é SAC 3.0?
SAC 3.0 é um serviço que utiliza as mídias digitais para fazer o atendimento ao cliente, gerando um relacionamento mais sólido. Com a Internet, os hábitos dos consumidores foram modificados. Agora, eles desejam ter suas demandas resolvidas de forma rápida e definitiva e esperam que tudo isso aconteça sem que precisem sair dos aplicativos que, normalmente, já utilizam em seu dia a dia. Como a estratégia aumenta a credibilidade da empresa e as possibilidades de fidelização, ela tem sido muito utilizada pelas instituições.
Quais são as dificuldades de implementação?
Por incrível que pareça, uma das principais dificuldades de implementação é a resistência das empresas. Em alguns casos, os gestores não têm muita experiência com mídias digitais (e pensam que a implementação de mais canais trará mais dificuldade para a instituição), ou mesmo pensam que a adoção trará apenas prejuízos para a instituição.
Quais são as possibilidades do SAC 3.0?
Entretanto, há várias formas para começar a atender os consumidores pelas mídias digitais. As redes sociais são escolhidas, muitas vezes, como ponto de contato favorito entre a instituição e os clientes. Caso a empresa queira incrementar o atendimento, já estão disponíveis robôs que automatizam a conversa com o consumidor.
Eles podem tirar dúvidas gerais, conversar com os consumidores e passar para o atendimento para um colaborador quando não conseguirem ajudar o usuário efetivamente. Além disso, o atendimento pode ser feito diretamente pelo site da empresa, a partir de um sistema de chat.
Quais são as principais vantagens?
Veja, agora, quais são os principais benefícios que sua empresa pode ter com o SAC 3.0.
Redução em custo de equipe
Ainda que muitos gestores acreditem que terão grande gasto para implementar a estratégia, as empresas podem experimentar uma redução no custo de equipe. Isso é devido à otimização do tempo que as mídias digitais permitem. Com elas, os colaboradores podem responder mais pessoas em menos tempo. Além disso, as respostas tendem a ser mais completas e satisfatórias para os consumidores, aumentando as chances de que eles fiquem plenamente satisfeitos com o atendimento recebido.
Oferecimento de respostas rápidas
Responder os consumidores rapidamente é uma das necessidades do atendimento virtual. Para ajudar nisso, há ferramentas que possibilitam que os colaboradores acessem respostas pré-programadas, aumentando a agilidade. Desse modo, não será necessário digitar muitas vezes respostas para perguntas frequentes ou mesmo construir um banco externo (o que aumenta o tempo de resposta).
Monitoramento eficaz
Por fim, uma das grandes vantagens para as instituições é o monitoramento. É possível acompanhar se os usuários estão satisfeitos com o atendimento recebido, bem como saber quais são as formas de melhorá-lo. Os consumidores adoram contribuir para a empresa.
Agora que você já sabe o que é SAC 3.0, o que acha de implementá-lo de forma efetiva em sua empresa? Comece fazendo um bom planejamento para conhecer o seu consumidor em detalhes, descobrindo quais são suas prioridades de atendimento, como ele gosta de ser tratado e quais são as principais ferramentas que ele quer utilizar para contatar a instituição.
Entre em contato conosco agora mesmo e saiba o que podemos fazer para ajudá-lo a criar uma boa experiência de atendimento!