O comportamento dos consumidores passa por mudanças constantes, e as empresas devem se adaptar a ele se quiserem ter sucesso. Por isso, a rede social empresarial se tornou tão importante. É por meio dela que você deverá manter um contato mais próximo com seus clientes.
Mas em qual rede social minha empresa deverá estar presente? Essa é a dúvida da maioria dos empresários quando querem começar a usar as redes sociais.
Para esclarecer essa dúvida, fizemos esta postagem com o perfil de cada rede social e como trabalhar cada uma delas! Além disso, você verá quais são os principais erros a serem evitados e a importância de fazer conteúdo diferente para cada rede escolhida.
Quer crescer nas redes digitais? Então, veja agora o que fazer. Boa leitura!
Quais são as principais rede social empresarial?
Antes de qualquer coisa, vamos falar sobre as redes sociais empresariais de um modo geral. Essa nomenclatura é utilizada para definir todas as páginas e perfis de empresas, independentemente da plataforma usada.
Essas redes têm o objetivo de atrair novos clientes, interagir com os antigos, gerar leads e, até mesmo, aumentar as vendas de sua empresa. Em cada plataforma (Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram etc.) existe um tipo de linguagem a ser empregada. Neste artigo compreenderemos quais as particularidades de cada uma delas.
Para alcançar o sucesso com essa estratégia, você precisará elaborar um planejamento completo de marketing digital, definindo o que deverá ser postado e em que momento.
Lembre-se: montar uma estratégia para as redes sociais, sem pensar em marketing de conteúdo e na interação entre as diversas plataformas é um erro gigantesco!
Veja agora quais são as redes sociais principais utilizadas nesse meio!
Com mais de 111 milhões de usuários no Brasil, essa é a rede social número um nas terras tupiniquins. Esse dado, por si só, já é motivo suficiente para a sua empresa marcar presença no Facebook. Por ser uma plataforma altamente articulada e de simples utilização, não é difícil realizar postagens e interagir com o seu púbico que, com certeza, está lá.
O primeiro cuidado que sua empresa deverá ter é criar uma página (ou fanpage), e não um perfil, pois ao utilizar a segunda opção, você descumprirá os termos de uso do Facebook e poderá ter sua conta suspensa.
Nessa plataforma é possível criar uma infinidade de formatos de postagem, desde imagens simples, até vídeos e transmissões ao vivo que são uma febre dentro da rede social empresarial e, constantemente, aparecem no topo da timeline de seus seguidores sem maiores dificuldades.
Utilizá-las para a realização de palestras e transmissão de eventos em que a sua empresa marca presença, são apenas alguns usos desse tipo de postagem. Está buscando mais engajamento com seu público? Invista em posts que convidem seus usuários a publicar fotos utilizando seus produtos.
Mas não se esqueça: para que eles interajam com você, você deverá interagir com eles. Nunca deixe uma postagem sem resposta! Disponibilizar vídeos de tutorial e se posicionar em relação a algum assunto que está em alta no momento também são ótimas formas de interagir com seu público.
A mais séria de todas as plataformas, ocupa o terceiro lugar entre as redes sociais utilizadas pelos brasileiros. Por se tratar de uma rede direcionada ao mundo corporativo, ela demanda um nível de formalidade maior em relação às outras redes.
Mas isso não significa que você precise utilizar somente vocabulário erudito e se portar como um lorde inglês. Muitas empresas aderem a um tom mais leve e descontraído, que pode, sem dúvida, ser adotado em postagens no LinkedIn.
Contudo, informalidade excessiva pode não ser vista com bons olhos por aqui. A melhor coisa a fazer é adotar um tom leve, mas manter a sensação de seriedade. Em caso de dúvida, opte sempre pelo bom senso. Nessa rede social empresarial, não é interessante utilizar memes ou fotos de gatinhos em suas postagens.
Mudanças na diretoria, aumento no quadro de funcionários, aquisição de um grande cliente, a ampliação de suas instalações e outros conteúdos institucionais são muito bem-vindos.
Mas não fale só de você! Traga resultados de um estudo, pesquisas ou outros assuntos relacionados ao mundo corporativo e busque estabelecer um debate. Essa é, sem dúvida, a melhor maneira de interagir com seus seguidores!
Nos últimos anos, o Instagram tem ganhado cada vez mais adeptos e espaço no ambiente digital. Se sua empresa trabalha com produtos de alto valor visual, então é aqui (mas não somente aqui), que você deverá alocar os seus esforços.
Nessa rede social, o principal tipo de postagem é por meio de fotos, sendo que você também pode postar vídeos. Outra função muito interessante é o Stories, em que, assim como no Snapchat, suas postagens têm um prazo de validade de 24h e depois desaparecem.
Essa é uma ótima ferramenta para proporcionar descontos temporários, o que acaba por fazer com que seus seguidores fiquem atentos às suas postagens e as compartilhem com os amigos para que aproveitem o desconto.
O trabalho com influenciadores digitais no Instagram é uma ótima maneira de conseguir mais seguidores para essa rede social empresarial. Isso também pode ser feito enviando produtos para eles usarem e depois compartilharem a experiência.
Com certeza você já ouviu falar dele! Apesar de sua limitação de 280 caracteres, esse é o melhor canal para interagir de forma direta com seus públicos. Além de postagens escritas, você também poderá trabalhar com imagens, vídeos, GIFs e muitos outros formatos.
Para ter sucesso nessa rede social empresaria, o monitoramento ativo é essencial. Com isso, é possível participar de discussões sobre temas em alta (os Trending Topics – TTs) e interaja com seus seguidores.
Muitas empresas utilizam o Twitter como uma extensão de seus serviços de atendimento ao cliente, pois, por meio dele, muitos usuários fazem perguntas sobre seus produtos e, até mesmo, reclamações.
YouTube
Com o status de segundo maior buscador na internet, perdendo apenas para o Google, o YouTube é uma excelente plataforma para postar tutoriais e utilizações relacionados aos seus produtos.
Além de falar sobre seus produtos, você poderá elaborar vídeos com assuntos relacionados aos problemas que seu produto pode resolver e, também, institucionais, que contem a história de sua empresa.
Prestar atenção na qualidade dos vídeos, do áudio e na descrição deles é essencial. A rede social empresarial precisa se adequar ao perfil de seus seguidores, como o tipo de tela e conexão do usuário.
Inserir legendas e traduções para outros idiomas é sempre uma boa ideia, pois seu vídeo poderá ser consumido por pessoas no mundo inteiro.
O Pinterest é a rede social empresarial especializada no compartilhamento de imagens. Um dos seus principais focos é inspirar pessoas que precisem de motivação nos mais variados negócios — decoração, moda, design, DIY (faça você mesmo), entre outros. Utilizá-la pode ser uma ferramenta interessante para conseguir novos clientes e dar maior visibilidade para a empresa na Internet.
Com essa mídia, as imagens do seu negócio poderão inspirar diversas pessoas e empresas, aumentando as chances de que seus serviços e produtos sejam contratados. A partir do botão “Pin It” é possível que o usuário pine o produto e compartilhe-o na rede. Assim, a imagem terá um link direto para seu site. Interessante, não?
Para levar mais usuários para seu site, é importante:
- compartilhar imagens com boa qualidade e prontas para serem visualidades no aplicativo (vertical);
- postar frequentemente;
- utilizar boas palavras-chave;
- organizar a página em pastas separadas para cada tipo de produto.
O que deve ser evitado no gerenciamento de redes sociais empresariais?
Tem dúvidas sobre como administrar as mídias? Não importa as redes que você escolher, é preciso evitar alguns erros. Veja quais são eles!
Não responder comentários negativos
Ainda que sua equipe tente evitar os erros, comentários negativos são inevitáveis. Por isso, é necessário estar preparado para agir quando esse momento chegar. Fingir que nada aconteceu não é uma prática recomendável, pois, além de perder o cliente, os interessados pesquisam o grau de insatisfação dos consumidores e a resposta fornecida pela empresa.
Então, tente recuperar o cliente, resolver o problema dele e mostrar que a empresa tem o desejo de ouvi-lo. As queixas são importantes para melhorar os serviços e produtos. Dessa forma, mesmo quem está pesquisando a empresa verá que, em caso de dificuldades, poderá contar com a solução.
Não ter interação com o público
É comum ver empresas que criam páginas nas principais redes sociais, mas têm pouco ou nenhum contato com o público. Além de não gerar valor para a marca, os usuários poderão se sentir frustrados e procurar um concorrente.
Assim, escolha as redes que fazem parte do dia a dia dos seus clientes e têm o perfil da sua marca. As que foram selecionadas devem ser alimentadas de acordo com um calendário de publicações, analisando as preferências dos seguidores.
Por que criar conteúdo diferente em cada rede social empresarial?
Como você viu, cada rede social tem suas próprias peculiaridades. Por isso, é interessante criar conteúdos que atinjam os objetivos traçados pelos usuários. Caso contrário, o grau de engajamento dos seguidores com o conteúdo será menor, o que fará com que o trabalho não seja tão produtivo.
Além disso, a prática poderá soar repetitiva e tediosa para os usuários que esperam ver conteúdos diferentes nas redes sociais. Pesquise nas ferramentas de análise quais são os tipos de conteúdo preferidos em cada rede e aumente a quantidade deles. Assim, sua página se aproximará dos desejos dos usuários. Nesse momento, descubra também qual é o horário favorito dos consumidores em cada mídia.
Independentemente da rede social escolhida, é preciso elaborar um planejamento estratégico e de conteúdo para acompanhar os resultados obtidos com cada uma delas. Experimente diversas estratégias e formatos para descobrir qual a melhor para a sua empresa.
Essas são algumas plataformas que você poderá utilizar para compor a sua rede social empresarial e, com uma boa estratégia, trazer bons resultados para a sua empresa!
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