Gestão de Marca Marketing Estratégico

O que é Branded Content e por que ele é essencial para minha empresa?

Escrito por Lab 34

Se você nem sempre consegue acompanhar as tendências na área do marketing, devido a enorme velocidade com que novas ferramentas surgem no mercado, não se preocupe! Este artigo tem o intuito de te ajudar a se atualizar ao explicar melhor o que é Branded Content e como aplicá-lo na prática.

O surgimento deste conceito ocorreu devido a nova realidade da internet, que transformou o modo como o consumidor se relaciona com as marcas de seu interesse. Atualmente, ele é capaz de controlar o que deseja ter acesso e o que não.

Isso trouxe uma grande dificuldade para a publicidade que vinha sendo feita nas grandes mídias tradicionais, pois deu o poder ao usuário de negar o aparecimento de ofertas e promoções. Ou seja, dificultou o modo como as empresas alcançam seu público-alvo.

Confira, no post de hoje, mais detalhes sobre essa metodologia e descubra como ela pode te ajudar a lidar com os desafios do nosso tempo!

Saiba o que é Branded Content

Como você já deve ter percebido, não adianta manter o tipo de estratégia de propaganda, pois isso poderá ser entendido como spam, o que não é vantajoso para a marca de forma alguma. Algumas propostas de como atingir melhor as pessoas têm sido desenvolvidas, entre elas temos o Branding Content, isto é, conteúdo de marca. Mas o que isso quer dizer?

O imperativo do nosso tempo é o conteúdo. Isto porque, como as pessoas podem escolher o que querem assistir e a que querem ter acesso, uma empresa deve oferecer, em primeiro lugar, uma informação ou experiência que agregue ao universo do leitor.

Ou seja, nesse cenário, em vez de altos investimentos em anúncios, os empreendedores terão que entregar algum valor ao consumidor, que pode ser desenvolvido de variadas maneiras e em diversos canais.

Entenda qual a sua diferença para o Marketing Conteúdo

A grande e sutil diferença entre o Branded Content e o Marketing de Conteúdo é em relação aos objetivos finais. Enquanto o segundo está com foco em transmitir informações ao consumidor e trazê-lo para perto, o primeiro usa essas ferramentas para ajudar na construção da sua marca.

Outro ponto é que o Marketing de Conteúdo faz parte do funil de vendas e por isso tem objetivos mais diretos de conversão. Já o Branded Content é um processo mais sutil, indireto e dinâmico. Vale lembrar que branding diz respeito à promoção da marca não somente para quem tem o real desejo de compra, mas para quem simpatiza com os valores também.

Vamos a um exemplo: em um evento de música, a produtora responsável lançou vídeos, músicas e reportagens relacionadas à programação do festival na internet. Isto é, entrevistas com as bandas participantes, videochamadas, teasers, sorteios de CDs, promoções de ingressos etc. Isso tudo fez parte das estratégias de Marketing de Conteúdo.

Porém, no dia da festa, todas as pessoas que compareceram, receberam, ainda, uma palheta com a logotipo da empresa como brinde (Branded Content). Percebeu a diferença? Toda a experiência de música e divertimento foi associada automaticamente à marca, por meio de um objeto de interesse do público e que ele pôde levar para casa.

Conheça as vantagens de sua utilização

A principal vantagem dessa metodologia é fazer com que se entenda melhor a jornada de consumo de cada cliente. Sabemos que atingir a meta do número de vendas é bom, mas diz pouco sobre o consumidor e como e por que ele chegou até ali.

Ou seja, a grande vantagem aqui são as conexões emocionais que se cria a partir da identificação com a marca, o que vai muito além do produto em si. Por causa disso, o laço que o Branded Content estabelece com sus clientes é forte e mais duradouro.

Aplique em sua empresa

Algumas etapas precisam ser seguidas para colocá-lo em prática. Entre elas:

  • criação de personas, isto é, perfis de consumidores a partir de pesquisas de mercado;

  • aplicação do funil de vendas com excelência, para que seja possível determinar os conteúdos para cada estágio de relacionamento do cliente com a marca (atração, consideração ou compra);

  • estabelecimento de uma rotina de postagem de conteúdos relacionados às etapas do funil;

  • criação de uma estratégia de marketing digital completa;

  • análise dos resultados e otimização das ações de acordo com as reações do público-alvo.

Fique por dentro do caso da Dove “Real Beleza”

Você já pensou o que os “Textões de Facebook” dizem sobre a nossa época? Eles traduzem o desejo das pessoas do nosso tempo de se engajar em ações que sejam maiores e que tragam uma sensação de contribuir positivamente para a sociedade e/ou para o meio ambiente.

Conflitos como igualdade de gênero, combate ao preconceito sexual, sustentabilidade são amplamente discutidos. E isso deve ser abordado pelas empresas que queiram sucesso na construção de um forte relacionamento com os clientes.

Na ação da Dove, a propaganda retratou a história de uma mulher descrevendo a si mesmo, ao mesmo tempo em que um desenhista construía seu retrato falado, a partir do que era descrito por ela. Esse processo foi repetido, porém com outras pessoas fazendo a descrição. Por fim, os resultados foram comparados e revelaram que a autovisão da moça era a mais exigente de todas as destacadas.

O que essa campanha quis mostrar foram os padrões de beleza impostos pela sociedade, que fazem com que mulheres se sintam cobradas diariamente e que nunca parecem alcançar o ideal que deve ser seguido. O intuito da marca foi se consagrar como apoiadora da verdadeira beleza feminina e, por causa disso, atraiu inúmeras visualizações e centenas de simpatizantes.

Conseguiu entender melhor o que é Branded Content e como esse conceito está modificando a maneira como uma marca se constrói? É legal perceber como o público em geral, principalmente por causa das novas mídias e as novas configurações de comunicação, tem feito parte da maneira como uma marca se posiciona e se edifica.

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