A estratégia de Inbound Marketing vem conquistando empresas de diferentes segmentos. A ideia é criar estratégias para fazer com que os potenciais clientes cheguem até a empresa em busca dos produtos ou serviços, facilitando o fechamento das vendas. Porém, para que isso seja colocado em prática, antes, é preciso saber o que é lead.
Por isso, criamos o conteúdo a seguir exatamente para explicar esse importante conceito do marketing atual. Acompanhe a leitura!
O que é lead?
O Marketing Digital apresenta diversas vantagens e atrativos para os profissionais da área. As estratégias que utilizam a internet conseguem um enorme alcance e baixo investimento. Além disso, as ações são mais voltadas para as pessoas que realmente têm interesse nas soluções da marca, ou seja, os leads!
Os leads são potenciais clientes. São aquelas pessoas que, de alguma forma, demonstraram interesse em uma compra e podem se tornar consumidores de uma empresa.
Qual é a diferença entre visitantes e leads?
Muitas pessoas ainda não sabem exatamente o que é lead e acabam confundindo usuários dessa categoria com visitantes de um site. Eles não são a mesma coisa!
Um visitante é uma pessoa que entra no site. Ela pode visualizar os produtos, clicar em diferentes páginas, ler conteúdos do blog, buscar informações sobre a empresa e fazer várias outras atividades. Porém, esse usuário simplesmente fecha a página e abandona o site sem deixar qualquer registro ou contato. Essa é a diferença para o lead!
Um lead é aquele usuário que cria um registro no seu site. Ele deixa informações, tais como nome e e-mail, permitindo que a empresa entre em contato para estabelecer uma conexão.
Para alguém deixar o e-mail registrado no banco de dados de um empreendimento, ela tem interesse nos produtos ou serviços, mesmo que ainda seja pequeno. Cabe aos profissionais responsáveis aumentar esse interesse até a conversão em clientes de fato.
Como aumentar a base de leads?
Agora que já sabe o que é lead, fica fácil entender que quanto maior for a sua base, melhor. Então, com o Marketing Digital existem diversas estratégias.
Você pode criar conteúdos ricos, como e-books, em que a leitura é condicionada ao registro. Antes de acessar o material, o visitante é encaminhado para uma landing page, que é uma página de conversão, em que são solicitados dados estratégicos.
Outra possibilidade é criar formulários dentro do seu site, como a assinatura da newsletter. Além disso, criar pop-ups também ajuda no aumento da base de leads.
Como qualificar os leads dentro do funil de Inbound Marketing?
Ter leads é ótimo, mas o trabalho não pode parar por aqui. Seguindo o conceito, o lead já demonstrou interesse em ser um cliente. Agora, a empresa deve nutrir esse potencial cliente para que ele seja qualificado e se torne apto à compra.
A equipe de marketing deve criar estratégias de nutrição, caminhando com os leads no funil de vendas. Assim, quanto mais conhecimento essas pessoas tiverem, mais certas da compra elas estarão. Todo esse processo pode ser automatizado com ferramentas, permitindo que a equipe de vendas se concentre naqueles leads realmente engajados e mais propensos à conversão.
Portanto, depois desta leitura você já sabe o que é lead. Agora é hora de colocar em prática as estratégias e buscar os resultados.
Para saber mais sobre o assunto e realmente ter sucesso, baixe o nosso Guia do Marketing Digital, que mostra tudo o que você deve saber antes de investir!