As redes sociais fazem parte do dia a dia e, por isso, são elementos importantes em qualquer estratégia de transformação digital. Porém, diferente do que muita gente pensa, escolher as redes sociais para sua empresa deverá atuar não é tarefa fácil.
Isso porque além de avaliar a popularidade de cada uma e suas funcionalidades, é preciso levar em consideração outros aspectos que podem influenciar diretamente no retorno sobre o investimento (ROI).
Agora, vamos mostrar dicas importantes que vão ajudá-lo a escolher as redes sociais ideais para sua empresa. Acompanhe!
Saiba quais são as redes sociais mais usadas por seus clientes
Para que sua empresa tenha sucesso em sua estratégia de promoção nas redes sociais, é preciso mais do que criar um perfil nas plataformas mais populares.
O ideal é que você conheça bem os clientes de sua empresa, sabendo quais são as redes sociais mais usadas por eles. Faça uma pesquisa para entender como o com quem seu clientes interagirem no meio digital.
Fazendo isso, a sua empresa poderá deixar de investir nas redes sociais que vão gerar poucos resultados. Nesse momento, é necessário focar seus esforços apenas naquelas que vão gerar resultados reais (e positivos!) para sua organização.
Verifique se sua empresa tem os recursos necessários
Agora veja bem, atualmente existe uma infinidade de redes sociais disponíveis no mercado. Cada uma delas com funcionalidades e características bem específicas. Portanto, para que sua empresa tenha sucesso em sua estratégia de promoção, é muito importante ter os recursos necessários.
As redes sociais tem características muito distintas, algumas têm maior engajamento com fotos, outras com vídeos. Além disso, o investimento financeiro faz toda a diferença; quanto maior, mais visibilidade.
Assim, as redes sociais como o YouTube, Vine e Vimeo, plataformas de vídeo, exigem conhecimento e equipamentos em conteúdo audiovisual. O mesmo pode ser dito para redes como o Flickr, Instagram e Pinterest, criadas especialmente para o compartilhamento de imagens.
Por isso, antes de escolher as redes sociais em que pretende atuar, verifique se sua empresa já dispõe de todos os recursos necessários para atuar em cada uma delas, garantindo uma boa experiência para todos os seus clientes e seguidores.
Acompanhe as ações realizadas por seus concorrentes
Outra prática que você precisa adotar antes de escolher as redes sociais de sua empresa é avaliar a atuação de seus concorrentes. É necessário identificar quais são as redes mais usadas por eles e o tipo de conteúdo que compartilham com seus clientes.
Dessa forma, você vai entender quais ações que geraram bons resultados e quais podem ser exploradas por sua organização. Pense como uma série de testes até acertar em cheio na estratégia do seu negócio.
Por isso, acompanhar as ações realizadas por seus concorrentes, permitirá que você identifique oportunidades que ainda não foram trabalhadas. E a partir disso, colocar sua marca em posição de destaque, atraindo a atenção do seu público-alvo.
Sendo assim, as redes sociais têm uma posição estratégica na transformação digital da sua empresa.
Qual seu planejamento estratégico para redes sociais? Baixe grátis agora o nosso e-book “Planejamento Estratégico: Guia prático para o sucesso do seu negócio”.