Inbound Marketing Marketing Estratégico Transformação Digital

ROI de Marketing Digital: o que é como realizar o seu cálculo?

roi de marketing digital
Escrito por Lab 34

Conhecer seu ROI de marketing digital é muito importante para ter mais controle sobre suas campanhas. Esse cálculo melhora a administração das suas ações, permitindo que elas sejam ajustadas para alcançar os resultados pretendidos. Além disso, o ROI vai trazer mais segurança para seu investimento, assim, seu marketing pode ser mais produtivo e escalável.

Para evitar erros no cálculo, é importante contar com o serviço de uma agência especializada para que esse trabalho seja o mais preciso e eficiente, garantindo que suas projeções sejam alcançadas. Se você deseja entender melhor sobre o ROI de marketing digital e como calculá-lo, continue a leitura!

O que é ROI de marketing digital?

Essa sigla, em inglês, significa “Return on Investment”, ou Retorno Sobre o Investimento, e consiste, basicamente, em uma métrica usada para descobrir qual será o ganho obtido sobre uma determinada aplicação em marketing. O número costuma ser expressado em porcentagem, para simplificar o seu entendimento e projetar metas futuras.

Dispor desse dado é de muita utilidade, pois é por meio dele que pode-se compreender os resultados e verificar a eficiência do investimento em marketing. Esses números vão impulsionar, ou não, os investimentos, afinal, se um ROI não for positivo, é preciso rever as suas estratégias ou descartá-las.

Qual a diferença entre o digital e o tradicional?

Os custos do investimento em marketing digital costumam ser menores que os do tradicional, que depende de anúncios em TV, rádio, outdoors, revista, jornais, entre outros meios de massa. As cobranças dos anúncios no marketing online, geralmente, são calculadas por clique ou quando ele é visualizado por algum usuário. Assim, é possível ter mais controle no seu investimento e gastar apenas o que for necessário.

Além disso, o digital apresenta um poder maior de segmentação e alcance, já que as ferramentas de personalização das campanhas que estão presentes nas plataformas de anúncios, como Google Adword e Facebook Ads, permitem especificar o público exato que se pretende atingir. Logo, seu retorno sobre o investimento pode ser mais seguro, garantido e escalável. Claro, no entanto, que esse trabalho precisa ser feito por profissionais qualificados e atualizados com as tendências do mercado, e uma agência especializada pode ser bastante útil.

Como calcular o ROI de marketing digital?

Essa não é uma tarefa muito difícil de ser feita e ainda podem ser usados diversos dados obtidos pelas ferramentas de monitoramento. Assim, a precisão é aumentada e as decisões ficam mais fáceis de serem tomadas, pois são baseadas em informações colhidas do público em tempo real. Com isso, as projeções se tornam mais previsíveis e as contas podem ser ajustadas ao longo das campanhas, otimizando o ganho e evitando desperdício de orçamento.

O cálculo do ROI de marketing digital é este:

ROI = (Faturamento – Investimento Total) / Investimento Total

Esses termos podem ser descritos como:

  • faturamento: o valor total que foi alcançado com todas as vendas originadas de campanhas ou ações de marketing;
  • investimento total: essa é a soma do custo de produção do produto com a aplicação total no marketing digital.

 

Algumas estratégias podem impulsionar o seu ROI de marketing digital e melhorar a competitividade do seu negócio. Muitas dessas táticas são simples e exigem apenas algumas mudanças na forma como o trabalho é desenvolvido e monitorado. Outras são mais complexas e eficazes para aumentar o retorno das suas campanhas, logo, não é recomendado fazer tudo por conta própria e é interessante dispor dos serviços de uma agência que entenda bem do assunto.

Se este artigo foi útil para você, assine nossa newsletter e receba mais informações relevantes direto na sua caixa de e-mail.

Sobre o autor

Lab 34

Share This