Já ouviu falar do Google Meu Negócio? Caso ainda não conheça essa ferramenta, saiba que está perdendo uma ótima oportunidade de aproveitar o universo online para divulgar ainda mais o seu negócio! Com a Internet já consolidada como um espaço para encontrar e optar pelos melhores serviços, qualquer chance de propagar a sua empresa deve ser agarrada!
Se a sua empresa é de pequeno ou médio porte, o Google Meu Negócio pode ser mais útil ainda! Ele serve como uma verdadeira vitrine do que você oferece e facilita que novos consumidores lhe encontrem com a rapidez de um clique. Se você ficou curioso para entender melhor essa oportunidade, acompanhe este post e fique por dentro da ferramenta!
O que é Google Meu Negócio?
Basicamente, essa ferramenta disponibilizada pelo Google permite que você divulgue a sua empresa de maneira segura, confiável e rápida, além de ser gratuita e fácil de usar. Ao inserir os dados do seu negócio, você garante que aparecerá nos resultados orgânicos de pesquisas no Google, no Google Maps e no Google+. Sentiu cheiro de clientes novos? Pois é!
O serviço, que surgiu em 2014, reúne uma série de funcionalidades perfeitas para o seu cliente em potencial. Os principais exemplos são:
-
reunir todos os dados úteis sobre o seu negócio num único e acessível lugar. Isso inclui: endereço, e-mail, telefones, site e etc.;
-
especificar a sua localização, por meio do Google Maps (o que facilita na hora de o cliente traçar a melhor rota até você) e compartilhar imagens da loja;
-
favorecer o contato direto com a sua empresa, afinal, uma vez que você acrescenta o telefone do seu negócio, o usuário pode discar a partir do próprio resultado da pesquisa;
-
confirmar horários de funcionamento do seu estabelecimento;
-
agrupar opiniões e comentários de clientes (e acessá-los sempre que quiser!).
Já deu para ter mais clareza de quão útil essa função do Google pode ser para alavancar os resultados do seu empreendimento, não é mesmo? Mas para te deixar ainda mais a par desse processo é importante entender de que maneira o seu público lhe encontrará por meio do Google Meu Negócio.
Como a ferramenta funciona?
Se estamos falando de Google, isso quer dizer que é na hora das buscas que o seu esforço começará a trazer resultados concretos. Portanto, imagine que você é o cliente em busca de um serviço como aquele que a sua empresa oferece. Você poderá encontrar esse serviço de três maneiras.
Ao pesquisar um negócio sem especificar um lugar
Nesse caso, você está em busca de algum tipo de solução para um problema, de um serviço ou de um negócio e simplesmente joga a sua necessidade no Google, sem maiores especificações.
O resultado da busca irá levar em consideração a sua localização atual ou a sua localização precisa (caso você esteja utilizando um celular com o GPS ligado) para entregar respostas próximas a você.
Ao pesquisar um negócio e a sua localização
Você já deve ter passado por isso muitas vezes: está com vontade de comer uma comida especial ou precisa de um serviço específico e joga no Google o que você procura e o nome do bairro onde você se encontra ou da sua cidade. Aliás, esse tipo de pesquisa é muito comum em viagens, quando não se conhece muito bem a região visitada.
Pois bem, o Google entregará respostas levando em consideração a especificação apresentada por você em termos de região. Você deve reparar que, nessas situações, alguns resultados já aparecem numa localização privilegiada, antes da lista orgânica.
Ao pesquisar o nome do negócio
No nosso último exemplo, você sabe exatamente a empresa que procura. Aqui vem um detalhe importante e que faz toda a diferença: caso a sua empresa seja cadastrada no Google Meu Negócio, ela aparecerá em destaque do lado direito da tela, chamando a atenção instantânea do usuário.
Quais são os benefícios da ferramenta?
Agora que você já entendeu os principais aspectos do Google Meu Negócio, deve estar se perguntando o que você ganha ao inserir a sua empresa na ferramenta. Os benefícios são muitos:
-
facilitar que clientes em potencial descubram o seu negócio;
-
facilitar que clientes do seu negócio lhe encontrem, a qualquer hora e em qualquer lugar;
-
garantir que todos os seus dados online estejam sempre corretos;
-
impulsionar o alcance da sua empresa;
-
acompanhar a sua reputação online;
-
investir num relacionamento mais próximo com o consumidor;
-
permitir mobilidade para edição de informações (enquanto você não consegue, por algum motivo, realizar uma alteração no seu site, por exemplo).
Como inserir minha empresa?
Depois de tantos benefícios listados, é de se esperar que você esteja interessado em inserir os dados da sua empresa no Google Meu Negócio agora mesmo, não é? Saiba que o processo é bem fácil e intuitivo. De qualquer forma, para facilitar mais ainda, segue um breve passo a passo:
-
acesse o site do Google Meu Negócio e clique em “Comece Agora”. O Login que vai ser pedido é o mesmo que você usa no Gmail;
-
note a aba “Adicionar seu negócio”. Coloque o endereço da empresa e todas as outras informações pertinentes e importantes sobre ela, como telefone para contato, site e nome, é claro;
-
após clicar em “Continuar”, uma caixa solicitando que você confira algumas informações e confirme que está autorizado a gerenciar essa empresa deve aparecer;
-
depois, você deve confirmar o local da sua instituição. O Google deve oferecer o envio de um código por vias postais. Esse código deverá chegar dentro de alguns dias, e, então, você terá que retornar ao perfil da sua organização e adicioná-lo para poder fazer edições e, finalmente, aparecer nas buscas.
Ou seja, além de benéfico, prático e super útil para a sua empresa, o serviço ainda fornece um mecanismo interessante de segurança, para que ninguém saia representando o seu negócio por aí.
Pronto! Agora que você já tem o seu Google Meu Negócio, lembre-se de manter as suas informações sempre atualizadas, ficar de olho nas interações do seu público e monitorar dados para aproveitar a ferramenta ao máximo.
Agora, que tal assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de ainda mais funções e ferramentas para alavancar a divulgação do seu negócio?