O marketing no Instagram tem se mostrado uma poderosa rede social para as marcas, principalmente após a aquisição da plataforma pelo Facebook em 2012, que é atualmente a empresa que possui as melhores ferramentas de publicidade do mundo.
São muitas as razões para que o Instagram tenha atingido esse sucesso todo, entre elas, uma comunicação mais imagética, o uso de hasgtags, o surgimento de perfis de influenciadores etc.
Levando em conta essa força em números absolutos, ele possui atualmente mais de 300 milhões de usuários e não para de crescer a cada ano. São 70 milhões de fotos e vídeos sendo postados todos os dias, o que resulta em uma média de 1,2 bilhão de curtidas diárias.
Além do mais, o Brasil é o segundo país com mais cadastros, perdendo apenas para o Estados Unidos. A partir disso, já dá para entender porque sua empresa deve marcar presença por lá, não é mesmo?
A principal diferença entre o Instagram comum para o de empresas, é a possibilidade de coleta de dados precisos a respeito de cada publicação e cada ação realizada; como cliques, alcance, visualizações e outras métricas indispensáveis para atingir grandes resultados no marketing.
Separamos abaixo 5 dicas imperdíveis para você compreender e aplicar da melhor forma as melhores práticas dessa ferramenta.
1. Entenda a força da comunicação via imagens
Como sempre aconteceu na comunicação, o meio acaba por influenciar a forma que a mensagem é passada. Neste caso em específico, a comunicação imagética é o principal recurso utilizado, pois o Instagram possui apenas a opção de postagem de fotos ou de vídeos.
Por um lado isso é muito bom, porque vender algo por imagem, seja um produto ou um estilo de vida, é sempre mais conveniente, pois humaniza e aproxima o público, atingindo assim um maior número de pessoas.
A parte negativa disso é o empreendedor não levar em conta que, devido a essa característica, as estratégias na plataforma devem ser direcionadas de acordo com as especificidades do meio. Isto é, não adianta apenas estar presente se a linguagem utilizada não corresponder ao que o seu público-alvo busca.
Um erro bem comum é apenas replicar no perfil postagens pensadas para Facebook. O ideal é saber exatamente qual tipo de linguagem e recursos funcionam para o marketing no Instagram.
Lembre-se: sua imagem é uma entre as várias que percorrerão na linha do tempo de seu seguidor, por isso, a qualidade e uma boa história sempre sairão na frente.
2. Invista em um conteúdo que o seu público quer ver por lá
Não faz sentido replicar conteúdos de outras mídias sociais, que podem ser mais textuais, e esperar conquistar bons resultados. No Instagram, o público é mais interessado em ver fotos de itens diferenciados, histórias e acompanhar bastidores. Invista em conteúdos que mostram como seus produtos são feitos ou qual é o dia a dia de trabalho de seus colaboradores etc.
Se você optar por colocar uma imagem com texto, procure utilizar frases curtas e com layout limpo que estimulem o compartilhamento. Uma boa dica é colocar frases que tenham a ver com o propósito do seu negócio.
Caso possua uma abordagem voltada para um determinado estilo de vida, opte pela comunicação que possa inspirar seus leitores ou motivá-los. No momento de escolher, procure sempre algo que mexa com as emoções das pessoas.
Importante: os horários das postagens também podem influenciar no impacto que o seu conteúdo vai ter. Pense nisso antes de criar seu plano de marketing no Instagram. Normalmente, os horários de pico durante a semana são entre 17h e 18h, e nos finais de semana das 13h às 18h.
Porém, isso vai variar de acordo com o seu negócio, seus horários de funcionamento e o perfil dos seus consumidores. Se você possui um restaurante que só abre durante do almoço, então é mais indicado que suas postagens girem perto do meio-dia.
3. Faça o uso das hashtags em todas as postagens
O uso das hashtags foi uma ótima invenção, pois acabou permitindo a conexão de pessoas através de nichos inimagináveis, que até mesmo o Facebook não consegue identificar por não serem relativos a dados demográficos mais acessíveis como idade, gênero, região etc. Por meio das hashtags você encontra públicos diversos, mas que possuem um gosto em comum que pode ser interessante para a sua marca.
Por exemplo: a hashtag “#música” pode reunir qualquer tipo de pessoa, independente do estilo, tribo, classe ou faixa etária. A partir disso, as pessoas que possuírem algum interesse musical podem chegar até o seu conteúdo pelo simples uso desse recurso.
Só tenha cuidado para não empolgar no número de marcações e afastar seu público, ao invés de aproximá-lo. Segundo as indicações da própria ferramenta, o máximo aceitável são cinco hashtags. Uma ótima opção é procurar entre as mais populares na rede e escolher as que mais tenham a ver com a sua mensagem.
4. Promova ações para conseguir novos seguidores
Devido às características que o Instagram possui e que acabamos de citar, ele se torna muito importante no momento de atrair novos seguidores que, consequentemente, podem se tornar clientes.
Utilizar ações direcionadas para esse propósito como sorteios, games, promoções ou concursos, podem trazer bons resultados. Isso não somente vai gerar engajamento com seus atuais seguidores, como fazer com que você alcance novos.
5. Sempre que possível, poste vídeos
A comunicação por vídeo é o futuro do marketing digital, principalmente se essa característica dialogar com os interesses da sua persona. É possível postar vídeos de até 1 minuto na plataforma, como também adicionar outros de formas mais descontraídas à “sua história”, outro recurso da plataforma.
Lembre-se sempre que os que estão nessa rede social buscam saber mais sobre os bastidores, eventos, espaços em que a marca ocupa na sociedade, portanto, invista nesse tipo de conteúdo.
Gostou do post? A partir dessas 5 dicas, certamente você estará melhor preparado para fazer bonito e conquistar mais clientes por meio do marketing no Instagram.
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