Você sabe quais são as diferenças entre o conceito de persona e público-alvo? Ter esses conceitos bem definidos é fundamental para qualquer estratégia que for tomada em sua empresa, pois somente assim elas serão assertivas e você alcançará os resultados almejados.
Quer entender isso melhor? Então continue a leitura e compreenda as diferenças entre essas duas classificações.
Os tipos de público: interno, externo e misto
O professor e relações-públicas Fábio França é referência quando se fala em classificação de públicos no Brasil. Para o autor, o conceito de público surgiu após a criação da imprensa, pois somente depois de os primeiros jornais serem veiculados é que a comunicação passou a ser dirigida a grupos específicos.
Com o passar do tempo, o público, nas organizações, passou a ser classificado como interno, externo e misto.
Para ficar mais claro, o público interno é aquele que faz parte da empresa, como seus colaboradores; o público externo diz respeito a todos os grupos que não fazem parte da empresa, mas que são de seu interesse, como clientes, fornecedores, a sociedade; e, finalmente, o público misto é aquele que tem ligações com a empresa, mas não faz parte do seu cotidiano e nem ocupa o seu espaço físico, como os funcionários terceirizados.
Conceito de Persona: a nova tendência para direcionamento de estratégias
Cada vez mais o público-alvo foi se dividindo e, por isso, um novo termo precisou ser criado, o conceito de persona. Uma persona nada mais é do que a representação de uma pessoa real, com características, comportamentos e desejos próprios.
Para definir uma persona é preciso realizar um estudo muito detalhado de forma que todas as características possam ser levantadas. Para isso, pode-se fazer entrevistas com clientes reais, observar comportamentos, solicitar a realização de testes etc.
Logo, os dados coletados serão usados para representar um possível cliente. A partir disso, sempre que for desenvolver uma estratégia, tomar as decisões baseando-se naquilo que seria do agrado da persona.
Exemplos práticos de público-alvo e persona
Para você entender melhor a diferença entre público-alvo e o conceito de persona, preparamos um exemplo prático. Confira!
Público-alvo
Clientes de uma loja de roupas femininas.
Persona
Nicole, 25 anos, estudante.
Nicole estuda, gosta de se vestir bem na faculdade e de ir a festas nos finais de semana. Busca por roupas de qualidade e com valores acessíveis, por isso, está sempre na moda. É muito ativa nas redes sociais e compartilha dicas de estilo com as amigas na internet.
Conseguiu entender a diferença? Tendo essas informações sobre a cliente fictícia Nicole, o estrategista da loja de roupas femininas poderá desenvolver ações muito mais específicas e gerar melhores resultados. Ao contrário do que acontece quando a estratégia é definida para um público-alvo, que é apenas uma segregação que não propicia uma quantidade tão detalhada de informações.
Dessa forma, ter consciência da distinção do conceito de persona e público-alvo é muito importante para que as ações da sua empresa sejam mais precisas e gerem melhores resultados para o seu negócio.
Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre a diferença entre público-alvo e persona, deixe o seu comentário no nosso post!