Você já deve ter percebido que o comportamento do consumidor tem mudado nos últimos anos. Se anteriormente era preciso sair de casa e procurar por horas o produto ou serviço ideal para suas necessidades, hoje basta acessar um site ou um aplicativo no celular para encontrar o mais adequado. Sendo assim, como desconsiderar a presença digital para qualquer tipo de empresa em qualquer segmento?
Existem casos de grandes organizações que dominaram o mercado décadas atrás e que atualmente não conseguem mais espaço por não terem se adaptado ao digital. Quer saber como evitar isso e aprender a ocupar um espaço significativo em ambiente online? Então, basta acompanhar este texto!
A importância da presença digital para uma empresa
Responda rápido: quando você tem interesse em comprar algum produto ou adquirir um serviço, qual é a sua primeira ação? Se você respondeu que é fazer uma pesquisa no Google, então você está mais adaptado ao ambiente online do que imagina. Você e boa parte dos consumidores brasileiros.
Dois números são significativos para comprovar a importância da presença digital para uma empresa: a quantidade de habitantes no país e o número de conectados. Em uma população com cerca de 200 milhões de pessoas, estima-se que mais de 100 milhões de brasileiros têm acesso à internet. Isso significa que o ambiente online tornou-se uma verdadeira vitrine para vendas, algo que não pode ser desconsiderado jamais.
Com uma presença bem estruturada, é possível obter benefícios como criar um relacionamento forte com clientes, direcionar melhor a comunicação, gerar engajamento com a marca e aumentar significativamente a quantidade de vendas.
Como aumentar sua presença digital
Mais do que reconhecer a importância do ambiente online para um empreendimento, é preciso considerar as alternativas para ocupar espaço dentro dele. Neste sentido, é preciso desenvolver uma estratégia de marketing digital.
Para tanto, algumas ações são fundamentais, como criar um site responsivo (se adapta a qualquer dispositivo), para que as pessoas interessadas em seu negócio possam ter acesso ao seu conteúdo nos diferentes tipos de dispositivos existentes.
Assim, não importa se o usuário está em casa usando um PC, em uma biblioteca trabalhando com um notebook, no ônibus com um tablet ou até mesmo caminhando pelas ruas com um smartphone. Com um site responsivo ele tem acesso ao seu conteúdo independentemente do dispositivo que tem em mãos.
Da mesma forma, criar um blog e trabalhar com SEO ajuda a otimizar o tráfego e fazer com que as pessoas sejam impactadas por temas relativos ao seu empreendimento. Assim, as vendas tendem a aumentar e seus resultados tendem a ser cada vez mais satisfatórios.
O valor das redes sociais
É importante também considerar o valor das redes sociais em uma estratégia de marketing online. O Facebook, por exemplo, é a rede social mais importante atualmente, pois alcança um número grande de pessoas e permite à sua empresa atingir um público maior ou mais segmentado. Já o YouTube permite criar campanhas por meio de vídeos para tornar sua empresa referência em seu ramo de atuação.
Outras ferramentas como o Twitter, o Instagram e o LinkedIn, também oferecem benefícios mais específicos, mas nem por isso menos importantes.
Trabalhe com marketing digital e esteja onde seu cliente precisa. Assim você garante um espaço maior na vida das pessoas. Quer saber mais sobre presença digital? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para receber nossas atualizações em primeira mão!