Para ficar claro, o endomarketing é uma estratégia de marketing com foco nos colaboradores. Seu principal objetivo é alinhar e engajar o público interno na busca pelos resultados, otimizando, assim, o desempenho de toda a empresa.
Essa é uma estratégia muito eficaz na transformação digital do seu negócio. Não é à toa que grandes companhias já investem no assunto — como a Fiat, o Citibank e a WiseUp. Os resultados podem ser vistos de várias formas, desde o aumento da produtividade até a redução do turnover.
Quer saber mais sobre o assunto? Ter algumas dicas de como aplicar isso em sua empresa? Continue lendo o post que preparamos especialmente para você!
O poder do engajamento dos colaboradores
A Microsoft realizou uma pesquisa com 38 mil profissionais. Nela, a gigante descobriu que os profissionais passam cerca de 17 horas semanais de forma improdutiva no trabalho. Esse número é muito elevado, mas é possível diminuí-lo?
Sim. Para isso, é necessário investir no engajamento dos funcionários!
Fato é que, equipes engajadas são mais produtivas e focadas nos resultados desejados. Elas contribuem para elevar o desempenho de todo o negócio, em todos os seus níveis e áreas funcionais. Desse modo, a empresa fica mais saudável, rentável e competitiva.
Além de tudo, isso também beneficia a atração e a retenção de novos talentos. Por isso, quando se investe em endomarketing, a empresa consegue construir uma marca empregadora mais robusta, tornando-se um ímã de gente acima da média.
Dicas simples para aplicar o endomarketing
Como visto, essa estratégia resulta em uma série de benefícios. Mas como implementá-la em uma empresa? Separamos algumas dicas para você. Veja:
Crie ações de marketing interno
Na Fiat, os funcionários são os primeiros a fazer o teste drive dos seus lançamentos. Esse é um exemplo de ação interna que valoriza o colaborador. Além do mais, é uma estratégia interessante, pois não gera nenhum custo adicional para a empresa!
Para você criar essas ações, é necessário pensar “fora da caixa”, ter um processo criativo claro e eficiente. Por isso, envolva toda a liderança da empresa na geração de ideias. Você pode até executar reuniões de brainstorming.
Utilize as ferramentas adequadas
É preciso contar com as ferramentas certas, capazes de melhorar o diálogo interno e difundir as ações de endomarketing. As mais comuns são: TV corporativa, intranet, mural de recados, redes sociais e aplicativos mobile.
Aproveite as datas comemorativas
As datas comemorativas são ótimas para mostrar que a empresa valoriza os colaboradores e realmente aprecia o seu trabalho. Isso terá um efeito direto na motivação do time!
Utilize datas especiais, como Dia Das Mães, Natal, dia do trabalhador ou páscoa para promover eventos internos e presentear os colaboradores. Lembre-se de que pequenos gestos podem fazer toda a diferença na gestão de pessoas.
Ofereça cursos e palestras inovadoras
Investir no crescimento do colaborador é uma forma de demonstrar seu apreço por ele. Portanto, isso não deixa de ser uma forma de endomarketing. Invista em palestras inovadoras, que motivem a equipe e desenvolvam novas competências.
Uma boa dica é o treinamento colaborativo — produzido pelos próprios funcionários. Incentive um colaborador a compartilhar seu conhecimento sobre determinada área com o restante da equipe. Os resultados serão épicos.
Conte com a ajuda de especialistas
Para que as ações de endomarketing deem resultados, é necessário fazer do jeito certo. Se você não possui esse tipo de know-how, é mais rápido e lucrativo contar com a ajuda de quem já domina o assunto. Então busque a ajuda de especialistas!
Por fim, o endomarketing é uma grande estratégia de engajamento dos colaboradores, mas deve ser implementada e gerenciada de forma eficaz.
Agora que você já entende o endomarketing, é hora de começar a transformação digital da sua empresa. Então, aproveite para compartilhar conosco suas dúvidas ou sua experiência sobre o assunto. Deixe seu comentário!