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Diagnóstico empresarial: como funciona e por que é importante?

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Escrito por Lab 34

Conhecer sua empresa a fundo é uma necessidade para qualquer empresário. A partir disso, ser capaz de realizar uma leitura integral de seus pontos fortes e fracos. E a melhor maneira de identificar esses pontos é por meio de um diagnóstico empresarial.

Mas o que é um diagnóstico empresarial e como eu posso aplicá-lo em minha empresa? Leia este artigo e encontre, além destas respostas, alguns motivos para fazê-lo o quanto antes!

O que é um diagnóstico empresarial?

Também conhecido como diagnóstico organizacional, ele é uma ferramenta de gestão que tem por objetivo analisar cada setor de uma empresa e, assim, proporcionar uma compreensão de suas atividades de um modo geral.

Por meio dele, é possível verificar, por exemplo, qual setor da empresa é mais produtivo e organizado e qual necessita passar por ajustes e correções o quanto antes.

Este diagnóstico deve se basear em dados concretos, objetivos, imparciais e práticos. Dessa forma, você terá resultados precisos que irão direcionar quais as prioridades de cada ação a ser tomada.

Quando aplicar este diagnóstico?

Muitos empresários pensam que este diagnóstico é aplicado somente em momentos em que a situação financeira da empresa está ruim, mas eles estão errados.

A aplicação de um diagnóstico empresarial deverá ocorrer em todos os momentos da empresa. O recomendado é esse “check-up” seja feito anualmente, mas nada impede que seja mais frequente, dependendo da necessidade.

E não pense que ele serve somente para grandes negócios! Tanto as empresas que estão iniciando as suas atividades, quanto as já consagradas no mercado, devem realizar este diagnóstico. É por meio dele que podemos identificar oportunidades de crescimento.

Pois assim, ao aplicar este diagnóstico é possível, ainda, identificar grandes problemas que possam acontecer em sua empresa. Sabemos que é mais fácil corrigir um problema na raiz, até mesmo problemas de imagem institucional.

Assim como uma doença, quanto antes começar o “tratamento”, maiores são as chances de recuperação e menores são os danos sofridos.

Veja uma lista com os principais problemas identificados através de um diagnóstico:

  • o faturamento está alto, mas os lucros estão baixos;
  • falhas em processos com baixa produtividade;
  • pós-venda com baixa eficiência;
  • pouca retenção de clientes;
  • perda de espaço no mercado;
  • gastos maiores do que as receitas;
  • rotatividade de colaboradores excessiva;
  • perda de clientes devido a orçamentos não respondidos;
  • perdas de materiais estocados devido a má gestão;
  • obsolescência de equipamentos.

A partir de um diagnóstico empresarial, estes são apenas alguns exemplos de problemas que podem ser encontrados sua empresa. Todos são urgentes e requerem que medidas sejam tomadas rapidamente.

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Por que aplicar um diagnóstico empresarial em minha empresa?

Além de possibilitar a identificação dos problemas que já apresentamos até aqui e as possibilidades de investimento e expansão, separamos mais algumas razões para te provar que a realização de um diagnóstico em sua empresa é fundamental. Vamos lá?

Elaboração um plano de ação eficiente

Neste ponto, você deve conhecer quais são os problemas que sua empresa possui, pois fica muito mais fácil elaborar um plano de ações mais eficiente, direcionando seus esforços para saná-los o quanto antes.

Melhorias em seu desempenho organizacional

Com os problemas identificados e devidamente solucionados, sua empresa ficará muito mais próxima da excelência, o que refletirá em maior volume de vendas e lucratividade (ROI).

Reforço das vantagens competitivas

Como já dissemos, por meio do diagnóstico empresarial, é possível verificar quais são os pontos fortes de sua empresa e investir em sua constante evolução a fim de se manter à frente de seus concorrentes, afinal, quem não se atualiza poderá ser ultrapassado facilmente.

Descoberta do grau de maturidade da sua empresa

Saber qual é o nível de maturidade de sua empresa é essencial, pois é através dele que você saberá se sua empresa possui a experiência necessária para dar um passo em direção à melhoria de suas práticas.

Portanto, caso você descubra que ainda não possui maturidade o suficiente para avançar, você poderá identificar o que ainda falta para alcançá-la.

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Como fazer este diagnóstico?

Para realizar um diagnóstico de sua empresa, você deverá dividir sua análise em quatro partes e realizar algumas perguntas a si mesmo, aos seus gestores e aos seus colaboradores.

Veja um exemplo:

Marketing

  • A empresa possui um público-alvo definido para direcionar seus esforços de marketing de modo eficiente?
  • A empresa está utilizando um método moderno e adequado para a divulgação de seus produtos ou serviços?
  • A sua equipe de vendas possui o material necessário para realizar um bom trabalho?
  • Como está o desempenho da equipe?
  • A empresa utiliza fatos e argumentos de relevância para os seus clientes?
  • A linguagem adotada é a mais adequada?

Gestão

  • Sua empresa possui um processo eficiente de contratação de novos colaboradores, a fim de reduzir a rotatividade?
  • Os gestores possuem o hábito de delegar diversas tarefas, evitando o acúmulo e sobrecarga de seu departamento?
  • Qual é o nível de satisfação de seus clientes com os produtos ou serviços oferecidos pela empresa?
  • Os colaboradores trabalham de forma efetiva e geram impactos positivos nos resultados da empresa?

Contabilidade e finanças

  • O departamento financeiro de sua empresa está estruturado de maneira correta e devidamente qualificado?
  • Sua equipe de vendas conhece os custos de seus produtos ou serviços e sabe qual a margem de negociação com que pode trabalhar?
  • Os preços de seus produtos ou serviços estão adequados e geram lucro sem perder a atratividade?
  • Os preços de venda praticados por sua empresa se enquadram na realidade atual do mercado?
  • Os custos da empresa estão adequados à estrutura física que ela possui?

Liderança

  • Você sabe quem são os líderes e os gestores de sua empresa e é capaz de diferenciá-los?
  • A empresa conhece as atividades desempenhadas pelos líderes e pelos gestores e pode identificar o desempenho de cada um?
  • Os líderes da empresa são capazes de motivar a sua equipe e guia-la até os objetivos estabelecidos pela empresa?

Mas atenção! Estas perguntas deverão ser respondidas de modo simples e objetivo, facilitando a compreensão e análise dos resultados obtidos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o diagnóstico empresarial, que tal compartilhar essas informações em suas redes sociais e ajudar outros empresários a crescer?

Para saber mais um pouco (ou muito!)

Agora que você já entendeu como fazer um diagnóstico sobre a sua empresa, nada melhor do que entender como fazer um planejamento estratégico para a transformação digital da sua empresa. Então, dá só uma olhada neste e-book que preparamos para você!

Sobre o autor

Lab 34

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