No cenário atual, aumentar as vendas pelas redes sociais é uma alternativa sábia e segura para enfrentar os desafios do mercado.
Porém, essa não será uma missão fácil para as empresas, já que 80% ainda estão fora do meio digital. A transformação digital fornece ferramentas de enorme potencial de engajamento para impulsionar as vendas.
Por exemplo, pense em quantos conhecidos estão conectado às redes sociais, principalmente por smartphones. Isso fez com que essas plataformas fosse incorporadas em nossa vida pessoal e profissional.
Hoje, essas mídias digitais são uma grande oportunidade para empresas grandes e pequenas poderem gerar mais resultado sem a necessidade de verbas tão altas, seja aumentando a base de leads ou engajando o público.
Isso, consequentemente, acarreta em um aumento nas vendas pelas redes sociais, com um esforço muito menor do que se você tivesse que conquistar novos clientes “à moda antiga”.
As redes sociais no funil de vendas
Se você quer aumentar as vendas pelas redes sociais, então sua estratégia de inbound marketing deve conter ações de marketing. Por isso, não importa o estágio do funil em que seu prospecto está: você pode direcionar uma ação para cada etapa, desde o topo até o fundo.
Nas ações de topo do funil, onde se quer encontrar potenciais clientes, as redes sociais ajudam a espalhar conteúdo relevante, com a finalidade de gerar interesse e valor para as pessoas que podem ser impactadas. Você pode patrocinar seus melhores posts para que alcancem um maior número de pessoas que ainda não conhecem a sua marca.
Já no meio do funil, onde o objetivo é gerar mais leads qualificados, você pode usar as redes sociais para aumentar o tráfego do seu site ou blog e ainda aproveitar para conhecer mais o perfil dos seus consumidores. Isso vai facilitar a transição para a próxima etapa.
E, por último, no fundo do funil as vendas são consolidadas. Mas não deve-se parar por aí: se você quer ter uma base sólida de fãs, é fundamental manter o relacionamento no pós-venda. Isso não só fideliza, como faz com que seus clientes o indiquem para outras pessoas. Por isso, lembre-se de ter uma frequência pré-estabelecida de novas publicações para que a empresa esteja sempre presente no dia a dia dos clientes, aumentando as chances de recomendações e de up e cross selling.
Claro, para que os resultados sejam sólidos e os números positivos, é fundamental ter uma estratégia bem definida e precisa. Dessa maneira, o aconselhado é ter profissionais especializados e capacitados para o trabalho.
Como aumentar as vendas pelas redes sociais
Existe uma série de formas de impulsionar suas vendas utilizando as redes sociais. Vamos listar 3 bastante eficazes para qualquer empresa, confira!
1. Alinhe sua estratégia com seu público-alvo
Primeiro você precisa descobrir as características do seu público-alvo. Pesquise sobre:
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você conhece bem o seu público?
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Que tipo de linguagem comunica-se melhor com ele?
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Quais são os problemas que as pessoas querem resolver?
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O que gostam de ver?
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Onde essas pessoas estão?
Para aumentar as vendas pelas redes sociais é necessário estudo. Primeiro, identifique onde os públicos podem estar: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, entre outras. Depois, conheça-o a fundo e escolha a plataforma na qual seus potenciais clientes estão e comece a ganhar confiança.
2. Ofereça o melhor conteúdo na frequência certa
Uma estratégia nas mídias sociais exige conteúdo de qualidade. Quanto mais engajar seu público, melhor! O segredo aqui é encontrar o equilíbrio entre a frequência e o formato dos posts. Teste até encontrar a maneira mais precisa de atingir e engajar.
Vale lembrar que uma frequência muito alta ou muito baixa pode ser igualmente prejudicial para a sua fanpage.
3. Aproveite as vantagens do social commerce
Com o e-commerce integrado às redes sociais, surgiu o conceito de social commerce, que funciona como uma loja dentro do Facebook ou do Twitter, por exemplo. Essa ferramenta permite que o usuário compra direto da plataforma, sem sair do seu site. Reduzindo o tempo que o consumidor precisa para efetuar uma compra.
Agora você já sabe como aumentar as vendas com as redes sociais. O próximo passo é descobrir qual a melhor rede social para sua transformação digital. Até a próxima!
Para saber mais um pouco (ou muito!)
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