Ter uma marca forte é requisito mínimo para se manter competitivo e garantir que os seus produtos ou serviços cheguem à casa dos consumidores. No entanto, para que a empresa se mantenha no topo, o trabalho de fortalecimento do negócio precisa ser minuciosamente planejado.
A marca é o patrimônio de uma organização. Logo, é precisa valorizá-la para que a fidelização dos clientes aconteça de maneira natural.
Pensando em ajudá-lo nessa tarefa, listamos 6 dicas úteis para construir e gerir uma marca forte. Confira:
Aposte na padronização visual
O visual de uma marca representa o posicionamento e a identidade no mercado de atuação. Logo, manter o padrão em todas as peças de comunicação e vestuário, como uniformes e embalagens, é essencial para que o consumidor se oriente.
O visual padronizado consiste em manter as cores, desenhos e outros elementos que compõem o logotipo, o que favorece o reconhecimento pelo público.
É importante estar atento a esse aspecto, uma vez que cumprirá a função de apresentar a sua empresa, semelhante a um cartão de visitas.
Diferencie-se da concorrência
O primeiro passo para se diferenciar da concorrência é focar na alta qualidade de seus serviços e produtos. É justamente esta característica que o fará ser visto e notado entre tantos concorrentes.
Posteriormente, faça um estudo dos pontos fracos e fortes dos seus competidores. Assim, você conseguirá suprir as necessidades mais específicas do público de forma mais contundente. Consequentemente, verá o impacto positivo no crescimento do seu negócio.
Lembre-se de procurar por parceiros estratégicos: eles o ajudarão a fortalecer a sua marca. Além disso, procure sempre manter a excelência no atendimento.
Comprometa-se com a experiência do cliente
Oferecer uma experiência impactante para o consumidor é o objetivo de toda empresa que deseja ter uma marca forte. Mas como entregar algo incrível para o cliente e surpreendê-lo positivamente?
Bom, a primeira questão a se pensar é sobre o que de fato importa para aquelas pessoas que estão adquirindo os seus produtos ou serviços. A experiência memorável é caracterizada pela atenção, educação e a promessa por algo que você realmente possa oferecer.
Dê atenção à ambientação do espaço
Esta dica vale principalmente para as empresas que possuem pontos de venda para os clientes. O marketing precisa trabalhar detalhes que compreendem desde o cheiro e trilha sonora até a iluminação. Assim, será capaz de estimular os sentidos do consumidor que entra no estabelecimento.
Como já falamos neste post, a experiência é fundamental para a gestão da marca. Por isso, ter uma estratégia de branding adequada é necessária para a avaliação do preço, praça e promoção, princípios essenciais do marketing.
Um conceito bem pensado para a marca será útil na aproximação com os clientes potenciais, o que os tornará mais suscetíveis à compra.
Invista na comunicação para manter a marca forte
Um dos 4 Ps do marketing diz respeito à promoção, que consiste em divulgar diferentes fatos sobre a empresa. Ao considerar essa premissa, a necessidade de investir em comunicação se torna cristalina.
É importante que a sua empresa participe e produza conteúdo para diferentes canais de comunicação, como redes sociais, sites, jornais, entre outros.
Assim, os gestores conversam com diferentes segmentos, divulgam informações importantes e fortalecem a presença digital, o que é imprescindível nos tempos atuais.
Tenha um posicionamento claro
Já citamos o posicionamento como um fator importante na criação de uma marca forte. Pois bem, se posicionar é comunicar os valores da empresa ao mercado. A forma como esta ação será executada depende de como a empresa deseja ser reconhecida, tanto no aspecto social quanto econômico.
Assumir uma opinião é fundamental em um mundo onde se diferenciar é cada vez mais difícil. Quer um exemplo? A Corona, marca forte no mercado de cervejas, recentemente divulgou um vídeo criticando as políticas do presidente americano, Donald Trump, que ferem os direitos dos estrangeiros.
Gerir e construir uma marca forte exige esforço e tempo. As ações precisam ser trabalhadas constantemente para que a empresa consiga se manter na memória dos consumidores.
Agora você conhece estratégias importantes para alcançar este objetivo. Tem outras dicas ou dúvidas? Deixe o seu comentário.