Toda empresa já sabe da importância do marketing para os seus negócios. Contudo, muitos gestores não sabem nem por onde começar quando pensam em criar estratégia e ações de marketing na prática. Afinal, essa área exige conhecimentos específicos e profissionais especializados.
É por isso que surge uma dúvida muito comum no mercado: “devo montar uma equipe interna ou terceirizar a área de marketing?” Qualquer uma dessas decisões tem seus prós e contras, que vamos ajudar a esclarecer neste post.
Veja, agora, os pontos principais para avaliar qual a melhor opção!
Conhecimento sobre o negócio
Uma equipe interna respira o negócio do início ao fim do dia. Os colaboradores vivem a rotina da empresa, conhecem as potencialidades e as falhas como ninguém, e têm contato próximo com todo o restante da equipe.
Já uma equipe terceirizada precisa correr atrás das informações para se inteirar sobre o negócio e suas necessidades. Por outro lado, ela contribui com uma visão externa, que pode apontar aspectos não percebidos por quem está inserido no negócio.
Tudo isso só é possível se houver uma relação de parceria e confiança entre as duas partes, que permita a troca de informações. Assim, a empresa conseguirá propor estratégias condizentes com a sua realidade.
Qualificação em marketing
Se a equipe interna respira o negócio, a empresa terceirizada respira marketing.
Para os colaboradores internos, geralmente faltam qualificações específicas na área de marketing. Talvez você tenha um ou mais profissionais nesse setor, porém eles precisam ser generalistas para atender a todas as demandas.
Enquanto isso, uma empresa terceirizada conta com especialistas em marketing e em cada uma de suas áreas — branding, marketing digital, produção de conteúdo, entre outras. Provavelmente, eles já lidaram com diversas situações como a sua e têm a solução que você precisa.
Contratação e gestão de equipe
Formar e gerenciar uma equipe interna de marketing demanda um grande esforço. A contratação já é um desafio, pois exige a busca de um colaborador qualificado, especializado e alinhado ao negócio. Depois, você precisa qualificar a equipe, com cursos e treinamentos, e lidar com a rotatividade de profissionais no mercado.
Ao contratar uma empresa terceirizada, o setor de marketing pode ser mais enxuto, o que facilita a gestão da equipe e reduz os custos. A dificuldade, nesse caso, é encontrar o parceiro ideal, que entenda do seu segmento, que preste os serviços de que você precisa e que tenha afinidade com a sua equipe.
Controle interno
Se o trabalho é realizado internamente, todo o planejamento e a execução da estratégia estão sob os seus olhos. Com isso, você pode direcionar as ações e fazer ajustes conforme a sua necessidade, mantendo o controle sobre tudo.
Em uma empresa terceirizada, você entrega essa responsabilidade para uma equipe externa. Ela passa a ser responsável por planejar, criar e executar toda a estratégia, bem como apresentar os resultados.
Isso não quer dizer, porém, que você perca o controle. Como uma parceria, a empresa terceirizada deve dar voz ao cliente para ele participar dos direcionamentos da estratégia, de maneira que as duas partes cooperem para juntas trilharem o caminho.
Então, uma relação positiva entre a empresa terceirizada e a equipe interna, em que cada uma contribui com a sua expertise, tende a trazer os melhores resultados.
Para isso, a equipe “de fora” precisa mergulhar na realidade do negócio para entender plenamente suas necessidades e criar estratégias relevantes. Internamente, os colaboradores devem buscar qualificação em marketing para contribuir com o planejamento e saber avaliar as propostas e os resultados da empresa terceirizada.
Se você ainda está em dúvida sobre criar estratégia com uma equipe interna ou terceirizada, entre em contato conosco e faça uma experiência.