Gestão de Marca Marketing Estratégico

Branding: você está cuidando da imagem da sua marca?

branding-estrategias de marketing-transformaçao digital-marketing-estrategia-planejamento-lab34
Escrito por Lab 34

Existem algumas marcas que aparecem imediatamente na nossa cabeça quando pensamos em um determinado produto ou serviço, e por isso acabam se tornando mais fortes e mais lembradas do que os seus concorrentes.

Ao contrário do que muitos pensam, isso não ocorre naturalmente e envolve um processo lento, elaborado, e complexo, conhecido como branding. O nosso post de hoje vai te explicar um pouco mais sobre o assunto, apresentando estratégias que podem ser adotadas e benefícios dessas práticas. Confira!

O que é Branding?

Branding é algo que vai muito além do desenvolvimento de uma logomarca. Ela envolve todo o desenvolvimento e planejamento de como uma marca será percebida por seus consumidores. E quando falamos em consumidores, incluímos não só aqueles que compram produtos da marca, mas também aqueles que trabalham dentro da empresa, seus fornecedores, parceiros e até a sociedade.

O objetivo do desenvolvimento deste trabalho é construir e manter uma imagem forte da empresa. Isso exige cuidado constante, preservando sempre o DNA da marca, dando passos estratégicos para não ser mal entendida. Por exemplo, uma marca de produtos veganos nunca poderia patrocinar um evento em uma churrascaria, não é mesmo?

Investir em Branding é algo que não garante o retorno imediato, mas sim o futuro da sua marca. Com esta ferramenta fica muito mais fácil para as empresas saberem os melhores passos a darem sem se perder. Portanto, o investimento financeiro acaba sendo otimizado, afinal os resultados serão constantes e os custos serão apenas de manutenção da gestão de marca.

Algumas estratégias de Branding

PDV

O ponto de venda é extremamente importante no processo de venda, afinal é lá que o comprador tem um contato maior com o produto e toma as suas decisões. Por isso, o PDV deve reforçar as ideias e propostas da marca, de forma que ela fique na mente do consumidor. Quanto mais bem trabalhada a imagem da empresa, melhor será a percepção do cliente sobre ela.

Portanto, deve-se pensar bem na construção do PDV, como os elementos ficarão dispostos, qual será a decoração, se haverão promotores do seu produto, dentre outras estratégias. Proporcionar uma experiência incrível para o cliente é uma ótima forma de fortalecer a sua marca.

Design

O design do seu produto e marca é a forma mais fácil de representar o que você está vendendo e quais são os atributos e benefícios daquilo.

Pensando nisso, é interessante saber claramente a imagem que deverá ser passada para o público e incorporá-la na identidade visual, de forma que ela se harmonize com as outras estratégias adotadas e fortaleça o branding da marca.

Benefícios

Construção de uma marca sólida

Uma boa gestão de marca é capaz de consolidar todas as propostas da empresa, de forma que tanto os funcionários quanto os compradores se sintam conectados a ela. O branding é capaz de tornar marcas referências no segmento em que elas atuam, então investir nessa ideia é uma ótima forma de fortificar a sua companhia.

Diferenciação

Com uma empresa sólida, bem vista pelo mercado e que tem a confiança dos clientes, fica fácil se diferenciar da concorrência. Pensando e planejando bem a gestão de marca, é possível que a sua companhia se destaque graças a suas propostas consistentes, produtos bem elaborados e com atributos e benefícios bem explícitos e capacidade de corresponder as expectativas do público-alvo.

Satisfação do cliente

Uma marca forte e que se diferencia dos demais concorrentes é, na grande maioria das vezes, muito bem vista pelos clientes. Transmitir confiança e entregar um bom produto com um atendimento excepcional é a melhor forma de manter uma imagem de marca forte e sempre corresponder às expectativas do comprador.

Investir em branding é a melhor maneira de construir e manter uma boa imagem para a sua marca. Gostou do assunto? Curta nossa página no Facebook para ficar por dentro de temas como este!

Sobre o autor

Lab 34

Share This