Com a concorrência cada vez mais acirrada, as empresas precisam estar sempre atualizadas e com o marketing empresarial em dia para conseguir alcançar e conquistar o seu público-alvo.
Atualmente, as ações de divulgação são muito dinâmicas. Algo viral pode não ter mais graça alguns dias ou semanas depois de seu lançamento. Sendo assim, as instituições devem ficar de olho nas inovações e tendências da área para não serem passadas para trás.
Mas isso não quer dizer que a empresa tem que começar tudo do zero. Uma plataforma antiga, por exemplo, pode se reinventar e continuar relevante para as pessoas. Pensando nisso, nós separamos 4 tendências para inovar no seu marketing empresarial.
1. Manter uma estratégia de e-mail marketing
O e-mail marketing é um tipo de estratégia que muitos dizem já estar ultrapassada. Porém, isso não é verdade. Em vez de ser utilizado como um meio de propagação de conteúdo em massa, como frequentemente era, ele passou a funcionar de um modo mais segmentado. Assim, as informações passadas para os destinatários são, gradativamente, mais relevantes e pertinentes para eles.
O e-mail marketing não está ultrapassado?
A ferramenta é muito importante, pois mesmo que alguns considerem o e-mail marketing uma estratégia ultrapassada, o fato é que quase todo mundo tem um endereço eletrônico que utiliza diariamente. Assim, é possível manter um relacionamento com as personas por meio do canal. Além disso, o e-mail marketing tem um custo baixo para as empresas.
2. Estar presente nas mídias sociais
Elas só continuam crescendo e não dá para deixá-las de fora de seu planejamento de marketing empresarial! As redes sociais não são novidade, porém elas estão sempre inovando e se mantendo relevantes. Os usuários também utilizam as plataformas cada vez mais frequentemente, em computadores, tablets e celulares.
Os vídeos curtos continuam atraindo pessoas e são uma ótima maneira de engajar seu público. Lembre-se de postar conteúdo com uma frequência definida para os seguidores já terem uma ideia de quando podem esperar algo novo de sua página. Ela é um canal relativamente simples e prático para você falar de sua empresa, dar dicas, fazer promoções etc.
3. Utilizar recursos de SEO
As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) nada mais são do que uma tentativa de melhorar a posição de um site no Google. A estratégia continua em alta, uma vez que é capaz de trazer mais visibilidade e um número maior de visitas para a página em questão.
Há várias maneiras de melhorar a posição do site de sua empresa no Google, como:
- encontrar as palavras-chave certas para os seus posts;
- usá-las de maneira adequada;
- fazer um bom link building;
- contar com otimização do site para dispositivos móveis.
Porém, é sempre importante lembrar que as técnicas de SEO devem ser usadas com moderação! As páginas que utilizam demais determinada palavra-chave ao longo do texto, por exemplo, ou lotam seus textos com várias delas e se esquecem da qualidade, são punidas pelo Google. Elas podem perder posições e até serem excluídas do buscador!
4. Aproveitar os benefícios do marketing de conteúdo
Essa estratégia vem sendo utilizada há algum tempo e está ganhando cada vez mais importância. O marketing de conteúdo consiste em produzir conteúdo de qualidade para atrair, conquistar as pessoas e fazer com que elas confiem no trabalho da empresa. Assim, elas se tornarão futuros clientes da marca.
Como funciona o marketing de conteúdo?
Hoje em dia, muitas pessoas pesquisam informações na internet, porém nem todos os resultados encontrados são seguros. Sendo assim, ao postar conteúdo relevante, as instituições ganham autoridade no campo em que atuam.
Um negócio que fabrica móveis, por exemplo, pode ter um blog para postar dicas sobre decoração. Dessa maneira, um internauta que busca dicas de decoração na internet acha a página da empresa e, se gostar das informações, acaba olhando as mercadorias fabricadas por ela. Além das informações úteis que a pessoa vai encontrar no blog, ela pode considerar a aquisição de algum produto da marca!
Quais as vantagens do marketing empresarial?
O marketing de conteúdo está se tornando fundamental, pois divulga a empresa com um custo mais baixo do que seria necessário para divulgá-la em mídias tradicionais, como rádio e TV. Entre outras vantagens, estão:
- educação do mercado;
- melhor relacionamento com os clientes;
- aumento de visibilidade da marca.
Com isso, todas as estratégias aqui apresentadas são possíveis de serem feitas quando se tem tempo e pessoas responsáveis para realizar tais tarefas. Porém, nem todas as empresas possuem pessoal suficiente para planejar e colocar em prática as estratégias de marketing empresarial.
É melhor utilizar equipes internas ou contratar agências?
Mas será que as instituições que não têm um pessoal próprio para pensar na divulgação da marca não podem planejar suas ações de marketing? É claro que podem! Atualmente, existem diversas agências especializadas em traçar estratégias de marketing para empresas que por, diversas razões, não são capazes de fazer todo o trabalho sozinhas.
Algumas vezes os responsáveis pelas empresas não acreditam que seja necessário contratar um time de marketing, pois uma pessoa somente é capaz de tomar conta de tudo. Em outros casos, eles acham que não é relevante investir na área.
Sendo assim, o colaborador que percebe a necessidade do marketing — ou até mesmo o próprio profissional que está sobrecarregado com a responsabilidade de fazer todas as atividades da área — deve convencer seus superiores da importância de contratar uma agência que ajude a realizar o trabalho com mais eficiência.
Por que contratar uma agência para realizar o marketing empresarial?
Dessa maneira, é imprescindível que essa pessoa pesquise bem sobre diversas agências e quais são os serviços que elas oferecem para apresentar a proposta aos chefes.
As agências especializadas podem auxiliar no planejamento da estratégia e na execução das técnicas, trazendo resultados mais efetivos. Além disso, elas ajudam sua empresa a identificar quais ações estão obtendo bons resultados e quais não estão.
Apesar de muitos não acreditarem, a cada dia se prova a importância do marketing para as instituições. Ele faz a diferença na hora de conseguir alcançar, conquistar e convencer alguém de que determinada empresa é melhor do que a outra.
Diante disso, as marcas precisam estar sempre de olho nas tendências e inovações do marketing empresarial. Depois de ver as dicas dadas aqui, você já está pronto para atualizar suas estratégias? O que acha de contratar uma agência para ajudar na elaboração da divulgação de sua empresa? Para saber mais sobre o assunto, descubra por que o planejamento de marketing digital é tão importante!
Para saber mais um pouco (ou muito!)
Agora que você já entendeu como inovar no marketing da sua empresa, nada melhor do que entender como fazer um planejamento estratégico para definir os caminhos que você pretende seguir, não é verdade? Então dá só uma olhada neste e-book que preparamos para você!