Com tantas opções no mercado, as empresas precisam buscar estratégias para aumentar suas vendas. O marketing digital apresentou várias possibilidades, com ações de grande impacto e investimento atraente. Porém, não basta tomar medidas e esperar bons resultado.
É preciso acompanhar o desempenho da empresa identificando oportunidades, pontos fortes e fracos. Nesse contexto, é importante saber o que é KPI.
Se você deseja conhecer o que representa o KPI e como aplicá-lo na sua empresa, nosso post vai te ajudar muito. Boa leitura!
O que é KPI?
KPI — Key Performance Indicators — representa os indicadores-chave de um negócio. Depois de traçar um objetivo, o KPI é o indicador que avalia o desempenho da ação.
Não há uma regra ou uma lista fixa de KPIs. Eles devem ser definidos pela equipe, de acordo com o objetivo.
Por exemplo, imagine que você quer aumentar o tráfego no seu site. Para isso, você investiu em anúncios patrocinados do Google Adwords. Então, para esse caso específico, bons exemplos de KPIs seriam o próprio tráfego no site, o investimento feito nos anúncios, o custo por visita e a origem do tráfego.
Com o controle desses dados, é possível entender e explicar o sucesso ou fracasso do objetivo, alterando e otimizando a estratégia.
Para que servem os KPIs?
Agora que você já sabe o que é KPI, deve entender para que serve. O principal motivo de se controlar um indicador é avaliar o desempenho de suas ações.
Por exemplo, você criou, para um mesmo objetivo, duas estratégias. Então, investiu dinheiro e tempo em cada uma. Ao final, você conquistou o objetivo. Mas qual das ações apresentou melhor eficiência? Será que ambas foram positivas? Será que uma foi negativa e a outra compensou?
Essas perguntas são muito importantes e só podem ser respondidas se o desempenho das ações foi controlado, ou seja, se você definiu e acompanhou os KPIs.
Quais são bons exemplos de KPIs?
Como dissemos, não existe uma regra, um KPI fixo. Porém, há alguns indicadores que podem ser usados em praticamente todas as estratégias. Vamos listar alguns dos principais:
1. ROI
O ROI — Return On Investment — representa o retorno sobre um determinado investimento. Ele é um KPI muito importante, pois permite avaliar se suas ações estão trazendo resultados positivos ou não.
Imagine que você aplicou 2 mil reais em uma estratégia para aumentar as vendas. Porém, você só teve um retorno de 1,5 mil reais. Hora de mudar de técnica, não é mesmo?
2. Taxa de conversão
Avalia a eficiência de suas ações. Dentre as oportunidades que você teve, o quanto você conseguiu converter em vendas? Esse KPI consegue responder a questão.
Se você possui um número de 4 mil visitantes no site durante um período, e 100 pedidos foram feitos, sua taxa de conversão é de 2,5%.
3. CAC
O CAC — Custo de Aquisição de Cliente — é outro KPI importante. Todo empreendedor busca maneiras de atrair novos clientes e, para isso, traça diversas estratégias. Mas cada ação tem um custo e um resultado.
O CAC avalie o quanto você investiu para aquisição e quantos novos clientes foram gerados.
Como exemplo, você investiu 3 mil reais em anúncios nas redes sociais. Nesse período, foram conquistados 100 novos clientes. O CAC então foi de 30 reais por cliente. Se o gasto médio dos novos consumidores for superior a esse valor, valeu a pena.
4. Tráfego no site
O tráfego no site é mais um KPI que deve ser controlado. Trabalhar para promovê-lo aumentará as oportunidades de negócio.
Com mais potenciais clientes no seu e-commerce, maior a chance de realizar vendas.
Conseguiu entender o que é KPI?
Entender o que é KPI é fundamental para traçar estratégias assertivas, que te aproximem dos objetivos traçados.
Avalie o seu negócio e os principais indicadores que te ajudarão a acompanhar o desempenho.
Tenha como princípio a lista que colocamos: ROI, taxa de conversão, CAC e tráfego no site. Com eles, você já terá um bom caminho a seguir.
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