Todo investimento realizado por uma empresa deve, obrigatoriamente, ter seu retorno avaliado, e a melhor maneira de se fazer isso é calcular o ROI.
Por meio desse cálculo, é possível verificar o retorno de cada centavo investido; o que permite a identificação das estratégias de marketing que trouxeram melhores resultados e de quais precisam ser revistas.
Mas o que é o ROI? Como eu faço para calculá-lo? Acompanhe a nossa postagem e descubra a resposta! Vamos lá?
O que é o ROI?
Esse termo representa o retorno sobre o investimento — do inglês, Return On Investment — e é o indicador que mostra claramente quanto a empresa está ganhando ou perdendo com cada investimento.
Ele pode ser aplicado a tudo o que foi realizado, com o objetivo de gerar um lucro futuro; seja em:
- campanhas de marketing digital;
- treinamentos;
- aquisição de ferramentas etc.
Como já afirmamos, ele permite identificar o quais os investimentos com melhor desempenho — ou seja, mais rentáveis — e quais não estão gerando o retorno esperado.
Qual a importância de se calcular o ROI?
Com a ajuda desse cálculo e da mensuração dos resultados obtidos, é possível investir no que está dando certo, a fim de maximizar os ganhos e reavaliar (ou até abandonar, conforme o caso) estratégias de baixo rendimento.
Mas não pense que essa tarefa deve ser realizada apenas uma vez, ao final de um projeto. Avaliar o ROI durante as ações é fundamental para que não se perca dinheiro em estratégias que não estão funcionando.
Outro fato que comprova a necessidade de se acompanhar o ROI constantemente é a mutação contínua do ambiente digital e de seu público consumidor. Tenha em mente que o que deu certo hoje pode não funcionar amanhã e você só descobrirá isso calculando o ROI.
Como realizar o cálculo?
Esse cálculo é bastante simples, contudo demanda muita atenção, para que o resultado seja o mais preciso o possível. Veja:
ROI = (Lucro do investimento – Custo do investimento) / Custo do investimento
Simples não? Agora, vamos entender cada elemento dessa equação:
Lucro do investimento
Aqui, é importante entender que o lucro não é a mesma coisa que o ganho total em vendas. Nesse elemento, você vai colocar o valor referente à sua margem de lucro.
Custo do investimento
Esse elemento corresponde à soma total dos investimentos realizados.
Para simplificar, vamos a um exemplo prático:
Uma empresa X investiu R$ 200 mil em uma ação de divulgação de um empreendimento imobiliário nas redes sociais.
Nessa ação, eles venderam 10 unidades de apartamentos por R$150 mil cada. Sabendo que cada unidade possui um custo de R$70 mil, o lucro foi de R$ 80 mil por unidade. Então, podemos compreender que o lucro total foi de R$ 800 mil.
Vamos ao cálculo:
ROI = (800.000 – 200.000) / 200.000
ROI = 600.000 / 200.000
ROI = 3
De acordo com o resultado, para cada real investido, a empresa faturou três, ou seja, lucrou 300% em relação ao valor investido.
Como interpretar o resultado?
O ideal é que o ROI seja sempre maior do que um; o que indica que houve ganhos reais ao se investir em determinada ação. Se o resultado for menor do que um, pode ser a hora de revisar a ação.
No caso de obter um ROI negativo, abandone o investimento imediatamente, mesmo que ele seja considerado uma solução promissora para os seus problemas. Não se deixe enganar por seu ego.
Agora que você já sabe como calcular o ROI, é a sua vez! Deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários e nos conte suas experiências!