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A importância da mensuração de resultados para a sua estratégia

Escrito por Lab 34

Planejamentos de marketing que não levam em consideração a importância da mensuração dos resultados transformam-se em esforço em vão.

Essa afirmativa pode soar radical, mas a explicação é bem simples: se você não avaliar os dados obtidos para cada ação de marketing, não conseguirá corrigir erros, além de deixar que grandes oportunidades passem por você.

Grosso modo, o desenvolvimento de estratégias sem objetivos tangíveis resultará em ações que não poderão ser repetidas com precisão no futuro.

Neste artigo, abordaremos a importância de medir resultados. Trataremos, também, das métricas que devem ser acompanhadas para medir o desempenho das ações na sua empresa e potencializar os resultados. Continue com a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

Entenda a importância da mensuração dos resultados

Acompanhar os resultados para as principais ações do plano de marketing auxilia nas tomadas de decisão e serve como uma base de dados concretos para justificar os investimentos em comunicação na sua empresa. Assim, com números em mãos, será muito mais fácil propor novas estratégias e determinar orçamentos necessários para a implementação.

De fato, é por meio da avaliação das métricas que é possível determinar quais objetivos têm alcançado bons números ou não e, assim, direcionar investimentos para potencialização dos lucros ou focar esforços para redução dos prejuízos.

Veja algumas métricas fundamentais para acompanhar os resultados

O trabalho do profissional de marketing apresenta melhores resultados quando testes, pesquisas e medições são feitas com frequência. Para isso, veja alguns KPIs (Key Performance Indicator) que devem ser levados em consideração:

Cálculo do ROI

O ROI (Return on Investment ou retorno sobre o investimento) é uma das métricas mais importantes. É utilizado para mensurar o quanto de retorno determinada ação resultou para a empresa.

Para o cálculo, subtraia o ganho obtido pelo gasto com investimento.

Exemplo: R$ 10.000 (ganho obtido) – R$ 4.000 (investimento na ação). Para esse caso, o ROI é de R$ 6.000.

Tenha em mente que, quanto maior o ROI, mais assertiva terá sido a sua campanha.

Taxa de conversão

Essa métrica possibilita que a empresa calcule, por exemplo, a quantidade de vendas obtidas com determinada ação de marketing. Além das vendas, existem vários outros taxas de conversão que podem ser medidas: acessos, cliques, leads etc.

O cálculo é bem simples, bastando definir o percentual de sucesso para a ação avaliada.

Por exemplo: se, a cada 100 visitantes de um site, 40 efetivam a compra, a taxa de conversão para vendas desse site será de 40%.

Quando o percentual estiver baixo, será interessante adotar estratégias para otimizar o resultado.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição (Bounce Hate) é uma ferramenta de análise de tráfego que determina o percentual de usuários que abandonaram o seu blog ou site logo na primeira página — não prosseguiram com a navegação. Ou seja, talvez o seu conteúdo não tenha parecido interessante para o usuário continuar navegando nas demais páginas.

Se os números estiverem altos, é muito importante mapear todos os passos desse usuário no seu site e avaliar se elementos importantes — como o botão “Home” ou os dados de contatos — estão mal localizados. Ou mesmo reavaliar o tipo de conteúdo e destaques apresentados, que talvez não estejam atraentes para seu público. Ao detectar os pontos fracos, é de suma importância corrigi-los o quanto antes.

Vale a pena ressaltar que temos casos de sites one page (tudo em uma única página) e landing pages que tem uma taxa de rejeição alta, justamente por se tratar de uma única página. Nesses casos, quando tivermos um volume de informações relevantes para o usuário ver, devemos dar mais atenção ao Tempo de Navegação.

Lembre-se de que é fundamental acompanhar as métricas diariamente para definir se a suas ações apresentam retornos positivos.

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Lab 34

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