Alguma vez você já se perguntou o que a sua marca representa para seus consumidores? Para garantir que o seu negócio esteja na mente do público, é necessário fortalecer a imagem empresarial e ter um posicionamento claro e valores explícitos.
Porém, antes que você pense que isso é somente para as grandes corporações, saiba que todos, incluindo a sua organização, podem ter uma marca forte se realizarem a transformação digital. Não importa se você começou agora ou já tem anos de mercado, sempre é tempo de fortalecer a sua imagem empresarial. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o nosso post de hoje!
O que é a imagem empresarial?
É impossível falar em força de marca sem falar de branding. Você conhece essa expressão?
Branding é a construção e gestão da marca com o objetivo de explicitar valores que sejam reconhecidos pelo seu público.
Como exemplo, podemos citar o caso das Havaianas. Por meio de um reposicionamento realizado em 1994, a organização bateu seu recorde de 100 milhões de pares de chinelos vendidos. Já em 2000, foi eleita pela Revista Exame como uma das 100 melhores empresas para se trabalhar.
Quando falamos em Havaianas, o slogan “todo mundo usa” vem direto às nossas mentes. Esse é o poder de uma imagem empresarial forte, construída com inteligência e baseada em uma boa estratégia de branding.
Quais os benefícios de fortalecer a imagem empresarial?
Assim como no caso das Havaianas, fortalecer a sua reputação pode abrir novas oportunidades de mercado, facilitar o acesso a novos clientes e, consequentemente, melhorar os resultados da empresa. Além disso, temos outros benefícios, como:
- Confiança: uma imagem profissional passa mais credibilidade aos seus clientes, pois eles tendem a fechar negócios com mais facilidade quando há transmissão de polidez e legitimidade nas negociações.
- Publicidade: ao possuírem uma imagem sólida, suas peças publicitárias apresentarão maior efetividade no retorno de investimento (ROI), pois as pessoas prestam mais atenção em publicações que transmitem valores positivos e seriedade — não confunda esse fator com a produção de artes sérias e sisudas.
- Valor financeiro: em muitos casos, a marca é o ativo de maior valor, ou seja, ao se investir no fortalecimento da imagem empresarial, você gerá valor financeiro para o seu empreendimento, tornando-o mais valioso.
Essas são apenas algumas vantagens que o fortalecimento da imagem pode trazer à sua empresa.
Como fortalecer a minha imagem empresarial?
Apesar de demandar muito planejamento, cuidado e atenção aos detalhes, fortalecer sua imagem empresarial é algo possível de ser realizado. Veja como você pode fazer!
Posicionamento de marca
Seu negócio precisa ocupar um lugar único na mente dos clientes. Assim, por meio do posicionamento, você deverá transmitir de forma clara e explícita seus valores. Portanto, invista na qualidade do seu produto/serviço e respeito ao meio ambiente, por exemplo.
Foco
Sua empresa deve estar atenta às oportunidades de negócio em seu segmento, deixando sempre claro a todos (diretores, clientes e colaboradores) quais são os seus objetivos.
Qualidade percebida
Transmita a qualidade para fora da sua organização, tornando-a mais global. Muito além da qualidade do produto, você deve investir em aprimoramentos no atendimento ao cliente.
Promessa de marca
O empreendimento deve apresentar uma promessa e se manter fiel à ela. Por exemplo, como em casos de iniciativas que trabalham apenas com fornecedores que possuem compromisso com o meio ambiente.
Comunicação
É claro que ela não podia ficar de fora. De nada adianta investir em aprimoramentos, apresentar uma promessa e gerar qualidade percebida, se sua comunicação não estiver alinhada a tudo isso.
Esse é o primeiro passo para sua empresa realizar a transformação digital. E também, construir uma marca mais forte com representatividade no mercado.
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