Essa dúvida é bem comum: contratar uma equipe ou terceirizar o setor de marketing? Preparamos este texto para que você saiba qual é a abordagem mais adequada para a sua empresa por meio de uma análise de vantagens e desvantagens das duas opções.
Preparado para descobrir a melhor escolha?
Montando uma equipe de marketing
Dar início a uma equipe de marketing completa é uma das partes mais difíceis de todo o processo, porque é preciso juntar profissionais com diferentes capacidades: redatores, analistas de métricas, designers, social media, editores de vídeo, etc. E esses profissionais são apenas parte da equipe, pois você não pode se esquecer de quem trabalha diretamente com o marketing digital ou do marketing offline, como endo e trade marketing.
É claro que nenhuma empresa é obrigada a iniciar os trabalhos com o time de craques completo, mas mesmo ao tentar montar uma equipe reduzida você ainda terá um grande trabalho para encontrar bons profissionais.
As desvantagens desse formato são claras:
- Alto custo de contratação;
- Espera por tempo indeterminado para a formação da equipe;
- Certos cargos ainda não estarão ocupados, ou seja, você terá que contratar serviços terceirizados no final das contas para conseguir tocar as estratégias.
Vale a pena montar uma equipe de marketing completa ou não mesmo com essas desvantagens? Com certeza!
A grande questão aqui é: sua empresa tem verba suficiente para investir nisso e pode esperar meses para que a equipe comece a trabalhar? Se esse não é o seu caso, é melhor deixar o plano da contratação para outra época.
Terceirizando o setor de marketing
O receio mais comum de quem cogita terceirizar serviços de marketing é: será que essa agência entende algo sobre o meu negócio?
Essa é uma preocupação completamente aceitável, afinal, você está dando para outra empresa a tarefa de divulgar o seu negócio. Será que eles farão isso da forma correta? Desde que você contrate uma boa agência de marketing, não há nada com o que se preocupar.
Aqui estão os motivos:
- Agências de marketing contam com os profissionais que você gostaria de contratar para o seu time de sucesso. A equipe já está toda pronta, então não precisa esperar meses para começar o serviço.
- Profissionais de marketing farão reuniões com você, além de uma análise do seu negócio, para coletar as informações que a equipe responsável pela sua empresa precisará para adotar as estratégias mais adequadas. Assim, o achismo é trocado por ações pontuais.
- Uma visão externa pode ajudar muito você a enxergar algumas coisas que o dia a dia da empresa não permitem. Pode ser um grande apoio para ajudarem você a tomar decisões importantes.
- O custo de todo o processo será reduzido e você não precisará se preocupar em cobrir as férias de funcionários, visto que a agência fará isso internamente para continuar atendendo a sua empresa. Sem contar com aquele passivo crescente que apavora tanto os empresários.
É claro que existem desvantagens. Você não poderá acompanhar todas as etapas da aplicação de uma estratégia, por exemplo, e, em certos casos, terá que esperar mais tempo para receber alterações em trabalhos, já que as agências cuidam de vários clientes ao mesmo tempo.
Mesmo assim, trabalhar com a terceirização de marketing é a melhor opção para quem não pode esperar meses para investir em estratégias de divulgação e captação de clientes, ou simplesmente para quem não possui verba ou estrutura para recrutar uma equipe para esse tipo de trabalho.
E aí, já sabe qual das duas opções você vai escolher?
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