Endomarketing Marketing Estratégico

5 dicas para gerenciar uma equipe de marketing digital terceirizada

Escrito por Lab 34

O grande volume de tarefas a serem executadas por poucos profissionais é uma realidade na maioria das empresas.

Em vista desse cenário, a terceirização dos serviços de marketing pode ser uma excelente alternativa. Contudo, gerenciar equipes terceirizadas requer algumas habilidades.

Para ajudar você a realizar essa gestão de forma eficiente, separamos algumas dicas fundamentais.

Acompanhe nosso conteúdo de hoje e aprenda um pouco mais sobre como gerenciar uma equipe!

1. Selecione uma boa agência

Parece óbvio, mas muitas companhias, ao terceirizar alguma atividade, costumam optar por preço em detrimento da qualidade.

Ao terceirizar as atividades de marketing de sua empresa, é fundamental que você invista algum tempo na busca por referências de empresas que trabalham, ou já trabalharam, com a agência.

Essa pesquisa pode evitar grandes dores de cabeça e auxiliar na correta tomada de decisão.

2. Conheça a equipe

Ao selecionar uma equipe para auxiliar o seu trabalho, procure conhecer quem são as pessoas que vão trabalhar com você na elaboração de estratégias para a sua empresa.

Lembre-se de que, já que equipe tercerizada é externa à empresa, deverá existir uma excelente sinergia, evitando atritos desnecessários.

3. Mantenha uma comunicação eficiente

Para que a terceirização das atividades de marketing traga bons resultados, é fundamental que exista uma comunicação eficiente, direta e respeitosa entre a empresa e a equipe.

Como já dissemos, a equipe será externa, o que significa que o gestor deverá manter todos os integrantes dela constantemente informados sobre as ações e decisões da empresa.

Em contrapartida, a equipe deverá abastecer o gestor com informações sobre o desempenho de cada campanha e ação executada, bem como sobre a distribuição e a utilização de verba.

No momento da contratação, é essencial que se acorde a emissão de relatórios periódicos, preferencialmente de modo semanal.

4. Incentive o desenvolvimento profissional

O incentivo ao crescimento e ao desenvolvimento pessoal de cada membro que compõe a equipe terceirizada de marketing também faz parte das atribuições do gestor, mesmo que a equipe seja parte de uma agência.

Sempre que alguém realizar um bom serviço, elogie o profissional e demonstre satisfação. Quando houver erros, busque expor o problema de forma educada e indique possíveis soluções, principalmente quando você perceber falta de entendimento sobre a proposta.

Dessa forma, a equipe aceitará suas observações e terá empenho para melhorar cada vez mais.

5. Acompanhe os resultados

Como já dissemos, a comunicação entre a empresa e a equipe deve ser constante, assim como a emissão de relatórios de resultados.

Para realizar uma boa gestão, é essencial analisar todas as informações recebidas, e, pelo menos uma vez por mês, o gestor deve se reunir com sua equipe e avaliar os resultados obtidos para compará-los com as metas e os objetivos de cada ação ou campanha.

É por meio desse acompanhamento que o gestor saberá se as estratégias são eficientes e se estão trazendo os resultados esperados pela empresa.

Agora que você já sabe como gerenciar uma equipe, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de muito mais dicas e informações como as de hoje!

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Lab 34

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