Durante muito tempo, os sites corporativos eram usados apenas para apresentar as empresas: portfólio de produtos, histórico e os seus valores. Porém, com o avanço da internet esse quadro mudou. É preciso se relacionar com os seus clientes, e é por isso que o marketing digital para indústrias é importante.
Mas é preciso desenvolver estratégias específicas de divulgação para esse modelo de negócio. As indústrias têm por característica o relacionamento B2B (business to business), o que aumenta os períodos de negociação e, consequentemente, o tempo necessário para a conclusão de uma venda.
Dessa forma, um site bem elaborado, um perfil nas redes sociais e anúncios esporádicos na web — como no Google ou Facebook — não trarão os mesmos resultados que em outros segmentos.
É preciso trabalhar na construção de relacionamentos fortes capazes de atrair clientes para a sua indústria. É nesse processo que o marketing entra.
Neste artigo, separamos algumas dicas de marketing digital para indústrias. Continue lendo!
1. Foco em conversão
A conversão pode ser entendida como o momento em que o usuário ou potencial cliente realiza a ação que você espera dele, seja se tornar um lead (ou seja, oferecer uma forma de contato), fazer um pedido de um orçamento ou até mesmo chegar à empresa por meio do website. Sempre que houver essa interação, fica mais fácil trabalhar o comercial do negócio.
Portanto, utilize em seu site técnicas de marketing digital para gerar essa conversão: fale do seu produto, explique a sua área de atuação, disponibilize artigos sobre o setor que está inserido, ofereça e-books explicativos… Só não se esqueça de sempre fazer isso em troca de e-mails de contato.
2. Tenha um site
Como você deve ter observado, o site tem um papel central nas ações de marketing digital. Ele será o canal de contato entre a sua empresa e o cliente. Então, tenha um domínio web, capriche na construção dele, mantenha seus dados atualizados e gere conteúdo.
Não importa se você usa e-mail marketing, rede social, busca no Google ou um cartão de visitas. Sempre que fizer uma ação de divulgação — tanto online quanto offline —, as pessoas chegarão até você por meio do site.
3. Invista no design responsivo
De acordo com uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV/SP), até outubro de 2017 o Brasil terá 208 milhões de smartphones em uso. Isso significa um aparelho por habitante. Um número bastante expressivo, não?
O problema é que nem todos os sites estão adaptados para serem lidos na tela do celular. Por isso é importante investir em um design responsivo. Dessa maneira, o seu domínio web será compatível com qualquer tela: computador, notebook, smartphone ou tablet.
4. Crie um blog
Essa ferramenta deve ser uma extensão do seu site e usada para potencializar suas ações de marketing digital. Afinal, o conteúdo é bastante importante para atrair leads e convertê-los em clientes. Mas é importante desenvolver esse blog junto ao seu site.
O conteúdo é importante para melhorar o ranqueamento do seu website os buscadores — como o Google —, criar uma imagem de autoridade no setor de atuação e chamar a atenção de possíveis consumidores.
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