O posicionamento de marca é a maneira de diferenciar uma empresa perante os concorrentes na mente do seu consumidor. Isso acontece por meio de atributos, valores, ações e tipo de comunicação em que a empresa investe.
Dado que cada grupo de pessoas tem um tipo de linguagem e hábitos diferentes, a forma de se comunicar deve estar alinhada com o conjunto de pessoas que a sua empresa pretende alcançar.
Dessa forma, um posicionamento de marca bem desenvolvido e implementado de maneira assertiva impacta positivamente na força da marca. Isso contribui na fidelização do público, pois o tipo de cliente certo para os seus produtos ou serviços reconhecerá que a sua oferta foi feita para atender às necessidades e desejos dele.
Mas, na prática, como definir um bom posicionamento para a marca? Fique atento às dicas de marketing que daremos a seguir para ajudar a sua empresa nessa etapa.
1. Aposte na segmentação
Não existe posicionamento de marca sem segmentação. Uma empresa deve saber que tipo de pessoa tem interesse em sua oferta, entender os seus hábitos de compra, a linguagem que utiliza, as preferências. Tudo isso é indispensável para se comunicar com o seu público de maneira correta.
Não adianta dizer que a sua oferta é para todos. Mesmo que qualquer pessoa possa adquiri-la, é preciso ter foco em um nicho de mercado possivelmente interessado no que você vende. Do contrário, a sua empresa não se destacará entre os concorrentes.
Imagine, por exemplo, que você precise comprar azulejos novos para reformar a sua casa. Algumas empresas que vendem esse tipo de item vêm à sua mente na hora de buscar orçamentos e opções.
Você lembra que existem algumas lojas conhecidas pela qualidade, outras pelo custo-benefício, outras pela variedade. Por fim, toma a decisão de visitar a mais adequada ao que procura.
Conhecendo o seu tipo de cliente, você será capaz de escolher um posicionamento que o agrade e que fará sentido para ele. Além disso, esse passo é primordial para a implementação da etapa que vem a seguir.
2. Promova os seus diferenciais
Segundo Philip Kotler, o posicionamento pode ser definido como “ato de planejar a oferta e a imagem da empresa, com a finalidade de ocupar uma posição diferenciada e valorizada na mente do seu público-alvo”.
Assim sendo, é com base sólida que afirmamos que, das estratégias de posicionamento de marca, a diferenciação é uma das mais importantes. É por meio dessa singularização do que a sua marca representa que o consumidor irá se identificar, passando a usar e reutilizar os seus produtos ou serviços.
Para definir um diferencial em seu posicionamento, analise o mercado, o setor em que a sua empresa atua, o posicionamento dos seus concorrentes, o seu público-alvo e o tipo de produto ou serviço que a sua empresa oferece. Com essas informações em mãos, trabalhe na criação de um posicionamento único para a sua marca.
Para que os seus diferenciais sejam percebidos, é necessário divulgar. Cabe à equipe de comunicação e marketing criar slogans, utilizar a assessoria de imprensa para matérias que tenham sentido com o posicionamento escolhido, trabalhar as redes sociais e toda a comunicação digital com os usuários.
3. Invista em marketing de conteúdo
O marketing digital traz diversas ferramentas que podem ajudar no posicionamento e fortalecimento de marca. Portanto, a utilização do marketing de conteúdo é uma das maneiras mais usadas atualmente para tornar a sua marca referência.
Esse tipo de estratégia visa tornar a seu produto/serviço uma autoridade na internet por meio de produção e entrega de conteúdo relevante ao usuário.
Na prática, as empresas utilizam blogs corporativos e redes sociais para desenvolver e postar conteúdo interessante para o seu público-alvo. Sem fazer propaganda direta, os temas abordados são relacionados ao que a empresa oferece.
Por exemplo, uma empresa de alimentos saudáveis faz postagens de como a alimentação correta é importante na vida das pessoas. Além disso, dá dicas de alimentos que fazem bem à saúde, ensinar receitas nutritivas etc.
4. Envolva toda a equipe no posicionamento de marca
Um bom gestor sabe que o envolvimento da equipe é fundamental para o sucesso das ações implementadas. Afinal, não existe exército de um homem só.
Para alcançar resultados satisfatórios é necessário um esforço conjunto de todos os colaboradores. Precisa estar claro na mente do seu time qual será o posicionamento da marca e o papel de cada um para que essa imagem seja mantida com sucesso.
Vamos exemplificar. Suponha que sua empresa é uma indústria do setor automobilístico e definiu que se posicionar pela segurança de seus veículos. Pois então, toda a sua equipe trabalhará com foco em utilizar itens que gerem mais segurança nos produtos vendidos.
Já o seu time de marketing alinhará as estratégias para que o fator segurança seja sempre destacado na comunicação.
Outro exemplo mais geral: a sua organização se posicionou como uma marca premium, possuindo excelência no produto oferecido. No entanto, o atendimento e a resolução de problemas deixam a desejar, pois atendentes não são proativos e empáticos.
A imagem que a marca irá passar, mesmo com todos os esforços das equipes de produção e marketing, será de falta de trato com o cliente e amadorismo.
Virando o jogo
Para se tornar referência no mercado, é imprescindível que seja definido corretamente o posicionamento de marca. Uma empresa bem posicionada faz com que mais clientes queiram comprar, aumenta a memória de marca na mente do consumidor e fortalece essa marca.
Afinal, uma empresa que não se definiu gera confusão na mente das pessoas. Não se sabe se é uma marca premium, se o foco está no design ou se investe na segurança de seus produtos.
A imagem da empresa depende de como ela decidiu que será vista no mercado, qual será o seu diferencial competitivo, aquilo que será mostrado nos produtos e serviços e divulgado ao consumidor. Isso será feito por meio de uma estratégia de comunicação adequada ao perfil analisado na hora da segmentação.
Agora que você entende mais sobre o tema, utilize nossas dicas de marketing para começar sua transformação digital. A começar por desenvolver o posicionamento da sua empresa ou até mesmo verificar se a atual estratégia está correta.
Definir o posicionamento de marca não é fácil, por isso pode contar conosco. Entre em contato e saiba como podemos ajudar você a posicionar a sua marca de maneira eficiente.
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