Com a evolução da internet, você já deve ter entendido a importância dos conteúdos de atração para alavancar os resultados do seu negócio, certo? Caso ainda tenha dúvidas, não se desespere. Vamos estudar essa questão juntos!
O universo digital deu ao cliente em potencial a possibilidade de acessar canais mais interativos, personalizados, que permitem que o público se relacione com as marcas, serviços e soluções de seu interesse de maneira próxima e ativa.
Além disso, concedeu às marcas a liberdade de produzir conteúdos mais autênticos, de qualidade, que as tornam referência nos assuntos e que são capazes de atrair o público para o seu negócio, agregando valor.
Basicamente, é nesse processo que se encontra a mina de ouro dos conteúdos de atração. Mas, como fazê-los?
A relevância das etapas do funil
No inbound marketing, o objetivo é atrair clientes por meio de conteúdos que alcançam o seu target e fomentando diálogos. Para isso, utilizamos diversas ferramentas disponíveis online e nos baseamos na estratégia do funil de vendas.
Antes de nos aprofundarmos no significado do funil, vale ressaltar que ele exige planejamento para que traga resultados e leads qualificados. E o planejamento nada mais é do que estabelecer prioridades, traçar uma linha de ação, acompanhar as operações e organizar os seus recursos de maneira a obter os melhores frutos possíveis.
Algumas dicas para preparar o seu planejamento são:
- conhecer profundamente o seu público-alvo e a sua persona para, dessa forma, falar a sua língua;
- alinhar os valores, a missão da sua marca e a maneira como ela se comunica.
- alimentar planilhas e fazer pesquisas para gerar dados minuciosos e alterar o que for necessário;
- criar um plano de soltura de conteúdos;
- acompanhar resultados e alimentar um relacionamento forte com o público.
Agora, voltando ao funil de vendas: ele é o conjunto de passos que coloca em ordem a jornada de compras do seu público, separando as suas ações em tópicos posicionados e pensados para que a atração e a conversão aconteçam, cada um a seu tempo.
É seguindo o funil que a sua marca consegue se tornar uma referência para o cliente, fazendo com que o processo seja um padrão previsível e devidamente elaborado. Não adianta sair produzindo conteúdo por aí sem antes se preparar e estudar como fazê-lo!
No marketing digital, o funil de vendas acontece em etapas.
Entrada do funil
É aqui que acontece o que chamamos de descoberta e interesse. É a parte mais larga das etapas do funil e compreende o conteúdo de atração propriamente dito. Na entrada do funil se dá o primeiro contato entre cliente em potencial e empresa e se estabelece o início de um relacionamento que tem tudo para ser duradouro.
Grande parte do público encontrará o seu conteúdo e serviços por meio de ferramentas de busca, além de compartilhamentos e postagens em redes sociais. Ou seja: é essencial que você esteja bem posicionado nas pesquisas!
Além disso, aqui o usuário ainda não tem interesse em comprar algo. Ele chega a você por considerar o seu conteúdo relevante. É por meio do seu conteúdo que ele descobre que tem um problema. Antes, ele provavelmente mal sabia que esse problema existia.
É o seu negócio que vai apontar o problema e trazer possíveis diagnósticos para solucionar a “nova” questão do visitante. E, para isso, posts em redes sociais, artigos de blog e infográficos são alguns dos elementos úteis.
Meio do funil
Aqui acontecem a consideração e a intenção. O seu visitante já não é mais apenas um novato no seu site. Ele sabe que tem um problema e está em busca de soluções.
Para oferecer ao seu visitante o diagnóstico que ele procura, a sua empresa pode utilizar conteúdo exclusivo. Aqui também é possível transformar o visitante em lead, trocando esse conteúdo por dados básicos do cliente em potencial (nome, e-mail, telefone, etc.).
Essas informações vão lhe ajudar a conhecer melhor esse lead antes que ele parta para a próxima etapa do funil.
Fundo do funil
Chegamos à última etapa do funil de vendas. É aqui que todo o trabalho de relacionamento, comunicação e produção de conteúdo que a sua empresa planejou e veio fazendo tem um fechamento, por meio da avaliação e compra.
O seu lead qualificado vai se tornar um consumidor do que a sua empresa oferece. Ele vai optar pelos seus serviços como solução dos problemas, após ser assegurado pelo seu conteúdo de que esta é a melhor opção.
Nessa hora, é essencial compartilhar com o lead as páginas voltadas aos seus produtos, cases de sucesso que comprovem que essa é a melhor escolha, pesquisas de mercado e outras ferramentas que fechem negócio.
Lembrando que, nesse momento, o seu departamento de vendas deve estar atento a qualquer dúvida ou questão do cliente no pré ou durante a compra. Canais de diálogo abertos e calorosos são perfeitos para que a compra próxima de acontecer se torne realidade.
Conteúdos de atração e novos clientes
Agora que você já passou por todas as etapas do funil e entendeu a importância do planejamento para que cada uma delas seja feita com a devida atenção e traga resultados para o seu negócio, ficou claro como o marketing de atração é eficaz na prospecção de novos clientes.
Conheça os seus clientes em potencial, aproxime-se do público do seu negócio, alinhe o seu conteúdo aos valores da sua empresa e, então, produza conteúdo de qualidade, sempre novo, investindo no compartilhamento, na relevância da sua página nas buscas, no mobile friendly, etc.
É assim que cada vez mais pessoas entrarão em contato com os seus serviços. Mostre aos seus clientes em potencial que você entende as suas necessidades, preocupa-se com os seus problemas e está aberto ao diálogo para fidelizá-los e fechar as vendas. Com milhões de pessoas acessando a internet todos os dias no mundo todo, esse é o ambiente de mercado que merece a atenção do seu negócio agora.
Para atrair cada vez mais clientes, estes são alguns tipos de conteúdo extremamente eficazes:
-
vídeos — de fácil consumo e absorção, os vídeos são ótimos aliados de uma estratégia de conteúdo bem-sucedida, bons para agradar aos visitantes que não têm o hábito de ler;
-
blog posts — quanto mais conteúdo de qualidade em texto, com atenção aos CTA’s e às palavras-chave, você produzir, mais relevante o seu blog e o seu negócio se tornam. Os posts em blogs são imprescindíveis numa estratégia que segue as etapas do funil;
-
webinars — seminários realizados pela internet, os webinars criam canais de diálogo com os seus visitantes e são boas ferramentas para o compartilhamento de vídeo-aulas, palestras e apresentações, esmiuçando assuntos condizentes do que a sua empresa oferece;
-
e-books — esses livros eletrônicos são a plataforma ideal para que você se aprofunde nos assuntos e eduque os seus clientes. Essas ferramentas são ótimas para capturar informações do seu público;
-
infográficos — de leitura dinâmica e rápida, infográficos ajudarão o público a visualizar as informações trazidas por meio de outras ferramentas e comprovar dados.
Gostou deste texto? Entendeu a importância dos conteúdos de atração? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas sanem suas dúvidas sobre o assunto!