Inbound Marketing Marketing Estratégico

Entenda porque o planejamento de marketing digital é tão importante

Escrito por Lab 34

Trabalhar com marketing digital exige a compreensão de alguns elementos fundamentais. Somente dessa forma é possível construir uma imagem positiva e de impacto no mundo virtual. Assim, para obter uma presença digital interessante é preciso ter atenção a aspectos como o planejamento de marketing digital.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe este texto até o final. Temos dicas importantes para você. Confira!

Por que é importante o planejamento de marketing digital?

O planejamento funciona como um guia para a estratégia de marketing digital. Com ele, é possível mensurar se o caminho a ser percorrido é considerado viável, uma vez que um planejamento eficiente se baseia em resultados testados e comprovados.

Assim, ao conhecer o mercado, por exemplo, é possível encontrar as oportunidades para que a organização ocupe seu espaço e cresça a partir de ações que costumam dar certo.

Quais as vantagens em realizar ações planejadas de marketing digital?

Com um plano de marketing, é possível definir com precisão o que será gasto pela empresa na internet. Assim, orçamento e despesas ficam sob controle, permitindo que os recursos do caixa sejam direcionados para outros investimentos, algo que pode fazer a diferença ao permitir que a empresa injete mais dinheiro no aumento da qualidade daquilo que oferece.

Também vale destacar a importância da presença digital. Ela é fator fundamental para o sucesso de qualquer empresa em tempos modernos. Hoje, boa parte das empresas estão presentes em redes sociais, blogs e sites. Isso permite a criação de um relacionamento mais próximo com os clientes. Mas é preciso que esse procedimento seja feito de maneira planejada, por profissionais, pois com o potencial de viralização da rede, qualquer erro cometido pode comprometer a imagem da organização.

O que é essencial ter no planejamento de marketing digital?

Um planejamento de marketing digital, concentra-se, basicamente, em pesquisa de mercado, análise do público, definição de metas e uso de métricas.

Pesquisa de mercado

Para definir de que maneira sua empresa deve atuar, é preciso identificar aspectos como o tamanho do mercado, a concorrência, os produtos oferecidos por ela e os preços praticados;

Análise de público

Conhecendo as pessoas que realmente têm interesse no que a sua empresa oferece, é possível deduzir o impacto da chegada dela no mercado. Assim, saber sobre a rotina dessas pessoas, sua disponibilidade e suas necessidades, faz a diferença. Trabalhando com o conceito de persona, por exemplo, você consegue dirigir uma mensagem com maior profundidade;

Definição de metas

Com o planejamento é possível estimar os resultados que deverão ser atingidos em relação ao tráfego do site, ao aumento de vendas, à captação de e-mails, entre outros. Um dos diferenciais do marketing digital em relação ao tradicional é a possibilidade de medir praticamente tudo, o que facilita o trabalho com metas;

Uso de métricas

Acompanhando sua campanha de marketing digital de maneira constante, é possível garantir uma rápida tomada de decisão sempre que for preciso. Com métricas definidas em função de objetivos, a empresa pode obter um diagnóstico preciso do andamento de seu negócio. Inclusive facilitando a definição de uma verba para investir, já que na internet é possível rastrear praticamente todos os “passos” dos nossos consumidores. Ou seja, fica muito mais fácil avaliar se aquele investimento valeu ou não a pena.

Existem empresas altamente capacitadas em oferecer esse tipo de planejamento para você. Não deixe de investir nisso e obter melhores resultados.

Gostou das dicas sobre planejamento de marketing digital? Então assine nossa newsletter para saber mais.

Para saber mais um pouco (ou muito!)

Agora que você já entendeu a importância do Planejamento de Marketing Digital da sua empresa, nada melhor do que entender como fazer um planejamento estratégico para definir os caminhos que você pretende seguir, não é verdade? Então dá só uma olhada neste e-book que preparamos para você!

Sobre o autor

Lab 34

Share This