Inovação e Mercado Transformação Digital

Inovação nos negócios: veja como o design thinking pode ajudar você no dia a dia

marketing-design thinking-transformaçao digital-estrategia-planejamento-lab34
Escrito por Lab 34

Um grande desafio no universo dos negócios é o tempo. A pressão por resultados mais rápidos e o mercado cada vez mais competitivo fazem com que novas formas e métodos de alcançar objetivos com excelência sejam buscados. Uma dessas abordagens é o Design Thinking.

Essa tática surgiu para atender às necessidades e aos anseios do consumidor, promovendo a inovação nos negócios. Com base nisso, o Design Thinking pode revolucionar o modo de pensar produtos e serviços.

Para ficar por dentro do assunto, confira o post que preparamos para você!

O que é Design Thinking?

Essa abordagem significa revolucionar, reinventar, inovar processos, serviços e produtos, colocando as necessidades e anseios dos consumidores no centro. Tratam-se de ações inovadoras, amparadas por tecnologia e design para reduzir o caminho entre o problema e sua solução.

O Design Thinking busca novas ideias para solucionar as necessidades dos consumidores, visualizando-os por um ângulo mais humano. Trocando em miúdos, significa procurar soluções para pessoas e, com isso, melhorar os resultados do departamento de marketing.

Dessa forma, existe a junção das perspectivas do cliente com a tecnologia necessária para que isso ocorra. As estratégias são revertidas em negócios viáveis para o empreendedor e promovem a entrega de algo de valor para o consumidor, solucionando o seu problema.  

O que compõe o Design Thinking?

O Design Thinking é uma abordagem colaborativa e multidisciplinar que busca soluções inovadoras, com resultados ágeis e transformadores. A sua premissa conta com 3 bases:

  1. empatia;
  2. experimentação;
  3. e prototipação.

Conheça cada pilar dessa estratégia!

1. Empatia: stakeholder no centro

Essa etapa consiste em deixar seus stakeholders (decisores) no centro da sua ação. Coloque-se no lugar do consumidor: somente assim, você entenderá suas reais necessidades, anseios e desejos. Com isso, é possível entregar a melhor solução para o cliente, aquela que revolucionará sua vida.

2. Experimentação: inovação nos negócios

Para avançar e, realmente, encurtar o caminho entre o problema e sua solução, é necessário contar com inovação nos negócios. Experimente! Tenha o maior número de ideias e teste aquelas que se destacam por sua eficiência. Arrisque-se, mensure os resultados e aprenda com seus erros.

3. Prototipação: concretize ideias

Momento de colocar em prática! Crie modelos das ideias, transforme-as em algo palpável para que seja possível analisar se a solução é viável e realmente transformadora. Compartilhe o protótipo com outras pessoas, a fim de que possam medir e contribuir.

Quais são os resultados?

O Design Thinking veio para revolucionar a maneira de encontrar inovação nos negócios, contribuindo ativamente na evolução e entregando resultados acelerados. Essa abordagem é aplicável nas mais diversas áreas corporativas e torna uma marca mais forte

Suas ações proporcionam um resultado menos artístico e mais funcional, com intuito de entregar uma solução mais completa, assertiva e humana, a fim de conquistar o coração e a fidelidade do consumidor.

Uma dica importante para alcançar inovação no negócio é continuar se atualizando em conteúdos a partir de e-books, blog posts e artigos sobre as tendências do mercado em que atua, marketing e vendas.

Esperamos que este conteúdo sobre o Design Thinking ajude você a melhorar sua estratégia de marketing e apresentar melhores resultados para a empresa em que trabalha.

Quer receber nossas atualizações? Então assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades sobre marketing e vendas!

Aliás, você já fez o seu Planejamento Estratégico? Aproveite agora e baixe grátis nosso e-book “Planejamento Estratégico: Guia Prático para o sucesso do seu negócio” e aprenda em poucos passos como fazer o seu.

Para saber mais um pouco (ou muito!)

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre como inovoar no seu negócio, aprenda com instaurar uma cultura de inovação no seu negócio e fazer dela um diferencial para sua marca. Baixe agora nosso E-book sobre Cultura de Inovação para sua empresa!

 

Sobre o autor

Lab 34

Share This