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E-mail marketing estratégico: 6 dicas para aumentar a eficiência

Escrito por Lab 34

Por acaso você é um daquelas pessoas que acredita que o e-mail morreu? Se sim, certamente está perdendo a chance de aumentar suas vendas ao adotar a prática do e-mail marketing estratégico. Quer entender melhor por que afirmamos isso? Continue a ler este post e descubra!

Um das principais vantagens dessa ferramenta em relação às outras é a possibilidade de construir uma base qualificada de potenciais clientes. Isso proporciona um aumento da credibilidade da marca, além da possibilidade de ter um investimento de recursos para vendas extremamente enxuto — fato esse que pode determinar, por exemplo, a liderança de sua empresa no segmento em que atua.

Separamos 6 dicas importantes a respeito dessa estratégia para que você não fique pra trás! Confira:

1. Nunca envie o mesmo e-mail para uma lista muito grande

No best-seller “Data Smart”, do norte-americano John W. Foreman, há um trecho em que o autor cita como lhe causa tristeza perceber que uma empresa está enviando o mesmo e-mail para uma lista muito grande de destinatários. Sabe por quê? Ele, o profissional responsável pela análise de dados do MailChimp — principal ferramenta de disparo de e-mail marketing estratégico do mundo —, afirma que essa situação normalmente remete a uma falta de segmentação da base de leads.

Dessa forma, é impossível pensar em qualidade sem uma divisão inteligente dos tipos de destinatários que uma empresa tem — e isso só é possível de se identificar com um bom planejamento estratégico. Essas categorias podem ser de diferentes tipos e vão depender dos propósitos de cada companhia, os quais geralmente são bem particulares. Conheça algumas dessas possibilidades de divisão:

  • por personas;

  • por grau de tomada de decisão (stakeholders);

  • por áreas de atuação;

  • por porte da empresa:

  • pela origem do processo de automatização (se veio pelo site, por uma promoção, uma compra etc).

2. Posicione-se diante do seu interlocutor

Já imaginou o tanto de e-mails que seu cliente recebe diariamente? Certamente muitos. Isso faz com que a única forma de se destacar entre a torrente de informações que pingam na caixa de entrada de cada um deles seja se posicionando de forma sincera e direta.  

O que isso significa na prática? Na maior parte do tempo, em caso de dúvidas, é só se colocar no lugar de seus destinatários e pensar de forma bem transparente: como você gostaria de ser tratado? Enfim, se, ainda assim, parecer subjetivo demais, separamos, a seguir, algumas dicas simples que fazem toda a diferença:

  • sempre assine o e-mail com seu nome e todas as informações para contato, já que isso o aproxima de quem está lá do outro lado;

  • mostre sinceridade ao destacar a importância dele para a sua empresa;

  • transmita a sensação, mesmo com a automatização, que aquela mensagem é personalizada e que a conversa é de um para um e não de um para muitos; 

  • se possível, sempre comece o corpo do texto chamando o lead pelo nome;

  • posicione-se diante de assuntos polêmicos, que estão sendo discutidos nas redes sociais, e que estejam relacionados ao seu segmento de atuação — ficar em cima do muro é uma péssima ideia!

3. Evite desgastar ou forçar a comunicação

Não adianta realizar todos as possíveis dicas sobre essa ferramenta de marketing se você encher a caixa de seus leads de e-mails — o que, fatalmente, será configurado por ele como spam. Por isso, seja presente na medida certa e adote essa estratégia com foco em realmente trazer algo de relevante para ele e não o contrário.

Outro ponto importante é não assustá-lo com propostas de compras ou promoções sem trabalhar antes uma aproximação e uma verdadeira relação. Isto é, não ofereça uma proposta de venda assim que ele passar a fazer parte da sua lista. Isso também vai afastá-lo e não vale a pena, pois talvez nunca mais seja possível trazê-lo de volta!

4. Crie títulos imperdíveis

Como citamos, são muitas as mensagens que chegam diariamente no e-mail de seus clientes. Além do mais, a maioria das pessoas tem uma vida bastante corrida, sendo quase impossível acessar a tudo que chega por esse canal. Por essa causa, o título deve ser muito chamativo — já que esse será o fator decisivo de abertura ou não.

Porém, é válido tomar cuidado com títulos que se assemelham com e-mails promocionais ou spams. Para evitar que isso seja entendido assim, é imprescindível que o relacionamento com o lead venha sendo feito de forma qualificada, para que ele sinta vontade de abrir apenas porque reconhece e confia no que sua empresa oferece a ele.   

5. Ofereça conteúdos de qualidade

A principal forma de fazer com que a qualificação dos leads aconteça por meio do e-mail marketing estratégico é oferecendo conteúdos realmente relevantes. E, para que isso aconteça da melhor forma, todo esse processo deve ser estruturado a partir do funil de venda — isto é, de acordo com o estágio de experiência de compra de cada um.

Por exemplo, se ele se encontra no estágio de atração, ainda não sabe o que realmente você pode oferecer de solução para o problema que ele tem. Muitas vezes, ele não identifica sequer que há uma necessidade de compra. Esse potencial cliente se diferencia — e muito — daquele que já conhece o trabalho que a sua empresa desempenha e entende claramente como você pode ajudá-lo.

Consegue perceber que esses potenciais clientes sentirão necessidades de conteúdos diferentes? Não dá para tratar um da mesma forma que o outro. Bom, isso que é realmente pensar estrategicamente!

6. Responda as interações de maneira amigável

Devemos lembrar que, ainda que a função dessa ferramenta tenha se modificado ao longo dos anos, ela ainda é um importante instrumento de comunicação. Dessa forma, sua empresa não deve se apresentar apenas como um remetente inalcançável, mas, sobretudo, buscar interação e troca de informações. É imprescindível, para uma relação sólida, que todo o contato feito pelo seu cliente seja respondido no menor tempo possível.

Isso pode dar um trabalho especial, principalmente por se tratar de uma tarefa personalizada e feita sem automatizações. Porém, ao mesmo tempo, são ações como essas que geram um valor diferenciado — do qual os concorrentes talvez não desfrutarão justamente por demandar um alto investimento.

Conseguiu entender o poder do e-mail marketing estratégico? Esperamos que este post possa ter esclarecido muito essa questão para você, pois sabemos o quanto esse investimento pode fazer a diferença nos resultados da sua empresa!

Se você ainda tem alguma dúvida a esse respeito, deixe seu comentário no post e iremos ajudá-lo!

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