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Marketing para indústria de cosméticos: como captar clientes?

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Escrito por Lab 34

O marketing para indústria de cosméticos é essencial para expor a marca, conquistar mais autoridade, além de atrair e fidelizar clientes. Essas últimas tarefas podem ser muito efetivas utilizando as estratégias de inbound marketing, afinal, o mercado da beleza é uma área focada na questão individual das pessoas.

O que hoje em dia tem um peso muito grande na decisão de compra dos consumidores, incluindo homens e mulheres. Os cosméticos é um fator de empoderamento e bem-estar, sendo assim, esses consumidores buscam por marcas que os representem.

Além disso, o marketing para indústria de cosméticos é influenciado pelas redes sociais, justamente por conta dos influenciadores digitais. Essa nova era da transformação digital é um estímulo para que as marcas se reinventem e converse com públicos novos.

Pensando nisso, o marketing digital é uma ferramenta importante para aumentar o alcance das mensagens. Redes sociais, blogs, gamificação, anúncios, as marcas precisam estar presentes com a mensagem certa, na hora certa, para a pessoa certa.

Quer entender mais como o marketing para indústria de cosméticos funciona? Continue a leitura e confira!

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Faça um planejamento estratégico de marketing empresarial

Existem muitas aplicações para o marketing e ele não serve apenas para vender. O marketing empresarial, por exemplo, pode ser implementado para organizar os departamentos da empresa. Com isso, estabelecer funções e metas para que os colaboradores sejam mais produtos.

Nesse sentido, sua empresa poderia desenvolver o conceito da marca com a contribuição da logística, produção, tecnologia e bioquímica. A partir disso, os próximos passos seriam:

  • Pesquisa de segmento de mercado
  • Pesquisa com consumidores
  • Ativação de marca
  • Campanhas de marketing digital

A partir disso, sua empresa terá material suficiente para criar um plano sólido e que não deixe nenhum elemento de fora. Para tanto, você deve ser incluir os objetivos, público-alvo, canais de comunicação mais adequados, métricas, entre outras coisas relevantes no seu plano marketing empresarial.

Persona do marketing para a indústria de cosméticos

Saber para quem se está falando é imprescindível para direcionar as ações. Então, a persona é uma forma de pensar na comunicação de maneira mais pessoal e, assim, poder estreitar o relacionamento. Através disso, usar a linguagem, o tom de voz, os temas de interesse e mais outros elementos referentes aos gostos do público.

Seu consumidor é a pessoa que usa seus produtos os dias, que faz avaliações nas redes sociais e conversa com amigos sobre eles. Dessa forma, no marketing para a indústria de cosméticos é essencial conhecer bem seu público. Isso pode ser conseguido com pesquisas, estudos de mercado, entrevistas, análises, etc.

A persona é uma personificação do cliente-ideal, então se coloque no lugar dessa pessoa. Quais os principais problemas dessa pessoa? Como seu produto poderia ajudá-la?

Mantenha um blog com conteúdos relevantes

A oferta de conteúdo é uma das principais estratégias do inbound marketing. Com ele você pode educar seu público, abordando temas relevantes e informando-o sobre as melhores soluções para suas necessidades.

A transformação digital possibilita que a informação seja produzida e acessada por todas. Sendo assim, o consumidor digital também se interessa em procurar sobre cosméticos na internet, pois é a forma mais rápida para obter respostas. Por isso, novamente temos que ressaltar a importância de ter a comunicação certa, na hora certa para a pessoa certa.

Ser top 1 do Google é o sonho de todas as marcas.

Dessa maneira, ter um blog é uma das chaves no marketing para indústria de cosméticos, possibilitando atrair e manter os clientes leais à marca. Para isso, aposte em materiais interessantes, como cuidados com os cabelos, melhores tipos de produtos, reviews, novidades e muitos outros assuntos que sejam pertinentes para o público da indústria de cosméticos.

Transformação digital pelas redes sociais

As redes sociais é a porta de entrada da sua empresa na internet. E isso não é exagero. Segundo uma pesquisa da We are Social, em 2019 éramos 3.5 bilhões de pessoas conectadas em redes sociais em todo o mundo. Um número que não para de aumentar. Veja as redes sociais mais usadas:

  • Facebook 2,2 bilhões de usuários
  • Youtube 1,9 bilhões de usuários
  • Whatsapp 1,5 bilhões de usuários
  • Instagram 1 bilhão de usuários

A somatória é maior do que 3,5 bilhões porque a mesma pessoa pode ter contas em mais de uma rede social.

Assim, essas plataformas devem estar presentes nas estratégias de marketing empresarial. Aqui, o objetivo é se aproximar do seu público, aumentar o engajamento com conteúdos interativos e então convertê-los em clientes fiéis.

Use enquetes, desafios, conteúdos virais, sorteios, etc. Assim como a tendência de cosméticos, o marketing digital de redes sociais também precisa se atualizar e criar boas campanhas de engajamento.

E lembre-se, sempre priorize por um relacionamento humano e personalizado com seus seguidores. Para isso, interaja com uma linguagem ‘descolada’ e nunca deixe um fã sem resposta. Avaliações no Google e no Facebook são valiosas para captar novos clientes.

Utilize técnicas de SEO no marketing para indústria de cosméticos

Para que a marca e os conteúdos cheguem até seu público-alvo é preciso que eles sejam encontrados pelos usuários. Então, o trabalho de Otimização para Motores de Busca (SEO) vai se esforçar para garantir essa encontrabilidade e melhorar as posições nos resultados das pesquisas, sem a necessidade de usar anúncios.

Em geral, um conteúdo SEO é planejado para que sua marca seja encontrada na internet. Mas por conta do grande volume de acessos, o marketing para indústria de cosméticos é planejada para aparecer nas primeiras pesquisas do Google.

Assim, um bom SEO utiliza palavras-chave, organização das estruturas do site, padronização do conteúdo e mais uma série de requisitos. Sua posição no Google é um grande influenciador da sua marca.

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Campanhas com influenciadores digitais

Existem vários motivos para que sua marca faça parcerias com influenciadoras digitais, mas têm dois extremamente importantes. Primeiro pelo aumento do consumo de produtos de beleza no Brasil. De acordo um relatório da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácia e Drogarias), esse mercado movimentou R$47,17 bilhões de reais em 2018.

Além disso, a transformação digital foi diretamente responsável por esse aumento. Foram 123 milhões de pedidos em e-commerces e marketplaces.

O segundo motivo é porque se o consumo aumenta a pesquisa também. Nem todas os consumidores que têm algum contato com sua marca se torna seu cliente. No funil de vendas, a assimilação é apenas a primeira impressão sobre o produto.

Nesse sentido, faça parcerias com quem influencia da decisão de compra dos consumidores. De acordo com o Instituto Qualibest, em parceria com a Spark, 76% dos brasileiros conectados já compraram por indicação de influenciadores digitais.

E uma última informação. 70% dos consumidores são mulheres e a grande maioria da influenciadores de beleza também são.

Estratégias de marketing digital para indústrias de cosméticos

O marketing para a indústria de cosméticos é muito vantajoso, sobretudo, utilizando as técnicas marketing empresarial e transformação digital. Contudo, é preciso conhecimento sobre o segmento. Dessa forma, suas estratégias e campanhas serão mais efetivas e lucrativas.

Logo, é muito importante não fazer tudo sozinho e contar a experiência de uma consultoria especializada para a construção de uma estratégia eficaz e sem erros.

O marketing digital impulsiona sua marca e as vendas da sua empresa. Essas ferramentas são investimentos rentáveis para seu negócio. Conheça nossas estratégias!

Foto banner: Apostolos Vamvouras / Unsplash

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