Inbound Marketing Marketing Estratégico

Por que fazer o Planejamento de Marketing da sua empresa?

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Escrito por Lab 34

Ter um negócio de sucesso, superar os concorrentes, atender aos clientes de forma satisfatória e ter um excelente crescimento; esses são alguns dos sonhos de toda empresa, não é mesmo? E para atingir pelo menos um desses objetivos, o planejamento de marketing é imprescindível.

Nesse sentido, as companhias que deixam de lado o planejamento estratégico acabam também perdendo inúmeros benefícios. Dessa forma, é importante colocar no papel um plano de ações para a transformação digital do seu negócio. Ele é um processo fundamental para que o seu negócio tenha um direcionamento mais eficaz e certeiro.

Quer saber mais sobre a importância de um plano de marketing e como a sua ausência pode afetar os negócios? Então, confira este post!

O que é um planejamento de marketing?

Um plano de marketing é um conjunto de ações estratégicas elaboradas para atingir um determinado objetivo, com foco em uma marca, produto ou serviço oferecido pela sua empresa. Dessa maneira, a companhia poderá se manter competitiva no mercado em que atua.

Para que o planejamento seja eficaz e direcione corretamente as ações da empresa, é necessário seguir alguns passos essenciais utilizados por grandes corporações — e com eficiência comprovada por profissionais da área. São eles:

1. Análise dos ambientes interno e externo da empresa

Contempla a análise da empresa, do mercado e da concorrência, utilizando a matriz SWOT (que identifica forças, fraquezas, ameaças e oportunidades), a matriz BCG (que avalia o ciclo de vida do produto), a matriz das Forças de Porter (que verifica a competitividade das empresas), entre outros.

2. Definição do público-alvo

Para entender o perfil dos consumidores e o público que a sua empresa deseja atingir, utilizando instrumentos como pesquisas de marketing.

3. Definição dos objetivos

Aonde a sua empresa quer chegar e em quanto tempo?

4. Elaboração de ações e estratégias

Definição de quais caminhos e ações serão tomados para atingir o público e chegar aos objetivos estabelecidos, utilizando o benchmarking (referências) e os canais mais pertinentes.

5. Análise de resultados

Momento de avaliar o impacto das estratégias e se os objetivos foram cumpridos.

Seguindo cada um desses passos, a sua empresa certamente terá um caminho mais fácil pela frente, evitando prejuízos e sérios problemas para os seus negócios.

Quer saber mais sobre os desafios enfrentados pelas companhias que não fazem um planejamento estratégico? Então, confira algumas das principais consequências!

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Não conhecerá o mercado

Um dos primeiros problemas encontrados pelas empresas que deixam para trás o planejamento de marketing é a falta de conhecimento sobre o mercado em que atua. Dessa maneira, é impossível saber se o segmento está em crescimento, quais são suas principais dificuldades e se há espaço para novas empresas no ramo.

Se ela resolve investir em um mercado que está em baixa, por exemplo, pode ter um baita prejuízo.

Não saberá as estratégias da concorrência

Tão importante quanto oferecer um serviço de qualidade, é saber quem são os seus concorrentes, de que forma eles atuam no mercado, quais são as estratégias adotadas e seus pontos fracos. Com essas informações, é possível traçar ações e estratégias mais eficientes, visando se destacar e se diferenciar.

Sem um plano de marketing, o seu negócio perde essas informações fundamentais para obter sucesso.

Não entenderá os consumidores

A empresa que não faz um planejamento estratégico não entende os hábitos, características e perfil dos seus consumidores. Além disso, não define um público específico para investir os seus esforços de marketing e comunicação.

A consequência disso é um verdadeiro tiro cego, em que a companhia mira para todos os lados, mas não consegue atingir os clientes.

Não será possível mensurar os resultados

Quando não há um planejamento de marketing, também não existe o que analisar, afinal, as ações foram feitas de forma desorganizada e desestruturada.

Dessa maneira, a empresa não saberá quais ações foram mais eficientes e deram certo, muito menos identificar as suas falhas. Ou seja, as chances de continuar errando serão enormes.

E então, percebeu a diferença que um plano estratégico pode fazer para o seu negócio?

Agora que você descobriu as principais dificuldades de quem não elabora um planejamento de marketing, comente abaixo o que você achou desse artigo. A sua opinião é sempre muito importante!

Para saber mais um pouco (ou muito!)

Agora que você já entendeu mais sobre o assunto, nada melhor do que entender como fazer um planejamento estratégico para sua transformação digital, não é verdade? Então dá só uma olhada neste e-book que preparamos para você!

Sobre o autor

Lab 34

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