Inbound Marketing Marketing Estratégico

Importância da estratégia de marketing digital de curto e e longo prazo

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Escrito por Lab 34

Sem dúvidas, uma das partes mais importantes de uma estratégia de marketing digital é o planejamento. É por meio dele que é possível saber o que se deseja alcançar, quais ações realizar, quais ferramentas usar e como mensurar os resultados. Dessa forma, será possível realizar a transformação digital com metas e objetivos claramente definidos.

Apesar do que alguns empresários e gestores têm em mente, o retorno não é imediato. Pelo contrário, ele requer tempo. Dependendo do negócio, pode levar meses ou anos, e isso deve ser determinado desde o começo do plano de marketing.

Contudo, existem certas ações que podem trazer retornos imediatos, mas sempre com o intuito de fortalecer o propósito de longo prazo. Na verdade, para ser mais efetiva, a tática deve mesclar práticas rápidas e outras que demoram mais para aparecer.

Neste post, vamos mostrar a importância de combinar esses dois planos de ação, para ser bem-sucedido na sua estratégia de marketing digital. Continue a leitura!

Por que é importante definir objetivos de longo prazo?

Eles guiarão toda a sua trajetória em direção ao retorno esperado com a estratégia. Seja criar reconhecimento de marca, aumentar as vendas, obter uma base de e-mails, conseguir autoridade nos resultados de busca etc.

O ideal é que seja feito um planejamento de um ano, já que é um tempo adequado para alcançar um bom retorno na maioria dos objetivos. A partir dessa definição, é importante criar uma programação, com um calendário e ações bem definidas durante esse tempo.

Desse modo, a estratégia de marketing digital terá metas reais que podem ser trabalhadas de forma coerente no período proposto. Além de poderem ser mensuradas, a fim de se ter avaliações sobre a eficiência e poder melhorar certos pontos que não estão indo bem.

Algumas das ações de marketing digital que podem ser trabalhadas a longo prazo são:

  • SEO (search engine optimization);

  • marketing de conteúdo;

  • redes sociais;

  • e-mail marketing.

Essas ferramentas devem ser usadas em conjunto para a obtenção de melhores resultados, mas algumas podem ter mais influências que outras, dependendo do tipo de negócio.

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  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

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Como obter resultados a curto prazo?

Esses retornos são formas de alcançar o seu objetivo final. Eles são pequenas metas que trarão as condições necessárias para a estratégia seguir com escalabilidade, como crescimento do tráfego para o site, aumento de seguidores nas redes sociais, melhoria na estrutura de SEO e aquisição de backlinks, entre outras.

Esses alvos de curto prazo podem ser medidos semanal, mensal ou trimestralmente. Assim, é possível aumentar e ajustar as metas conforme forem sendo aplicadas. Elas também devem ter um calendário de ação e serem medidas por meio de KPIs previamente definidos.

Assim, um objetivo de curto prazo pode ser, por exemplo, aumentar a quantidade de usuários que acessam o site da sua empresa. Isso pode ser conseguido com a ajuda de anúncios patrocinados no AdWords, que colocam a sua página no topo das buscas. Após conseguir um maior fluxo de visitantes, essa despesa pode ser gradativamente encerrada, dando lugar a uma campanha de tráfego orgânico com marketing de conteúdo.

Algumas ferramentas para obter resultados de curto prazo na estratégia de marketing digital, estão:

  • Google AdWords;

  • Facebook Ads;

  • SEO on-page;

  • guest posts.

Essas medidas são de curto prazo não só nos resultados, mas também no tempo de uso. Os anúncios serão substituídos pelo tráfego orgânico, o SEO on-page ficará em dia na estrutura do site e, depois de um tempo, você cederá espaço para guest posts, em vez de procurar sites para publicá-los.

Como esses objetivos podem se complementar?

Como mencionado anteriormente, as metas de curto prazo servem para criar condições para alcançar o objetivo final da estratégia. Contudo, as ferramentas de longo prazo podem fazer presença nas ações mais imediatas. Elas podem ser aliadas para aumentar o retorno no curto prazo e dar início às ações futuras.

Um exemplo do que pode ser feito é aplicar o SEO na busca por palavras-chave menos disputadas nos links patrocinados e, assim, diminuir o gasto com essa tática. Ao mesmo tempo, é possível já trabalhar as técnicas de SEO que darão resultados no futuro.

Outra maneira de combinar essas duas metas é iniciar a sua tática de marketing de conteúdo com materiais para o seu blog que se relacionem com os artigos produzidos para os guest posts. Isso será eficaz, pois o Google dá mais valor aos links de blogs que se relacionam com os assuntos abordados no seu site, aumentando o seu ranking nas buscas.

Os objetivos de curto e longo prazo não precisam andar separados na sua estratégia de marketing digital. Na verdade, devem se complementar e trabalhar para que o ROI seja o melhor possível.

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  • LinkedIn

Como fazer uma estratégia de marketing digital?

O primeiro passo é conhecer muito bem a área em que o seu negócio está inserido. Afinal, suas estratégias e ações devem ser coerentes com o mercado e com a posição que a empresa ocupa nele. Com isso, defina os objetivos e metas que a companhia deseja alcançar e em quanto tempo. Sempre determine número e períodos realistas e que, de fato, possam ser atingidos.

Além disso, procure analisar bem a concorrência. Isso dará uma base sobre como está a sua área e mostrará algumas boas atitudes realizadas por outras empresas. Faça benchmarks com as maiores empresas, a fim de saber onde é possível chegar, e com as do seu nível, para ter consciência de onde você está em relação aos outros.

Defina, também, um cronograma para as suas ações, mesmo as que são distantes. Assim, é possível acompanhar o andamento das ações e como elas estão em relação ao objetivo de marketing. Ele vai agir garantindo que o planejamento corra de acordo com o tempo previsto e com que cada passo aconteça no momento certo.

Contudo, para criar uma estratégia de marketing digital realmente eficaz e certificar a sua execução, é necessário contar com um especialista. Não adianta tentar fazer tudo por conta própria e arcar com os resultados da “tentativa e erro”. Isso pode desgastar a sua imagem, a sua confiança na estratégia e gastar muito dinheiro em vão.

Seu tempo é valioso: seja especialista no seu negócio

Se você não tem um setor dedicado e com bons profissionais, é interessante contratar uma empresa especializada. Ela poderá usar toda a expertise da área para avaliar, planejar, executar e medir todos os esforços a fim de garantir que sua estratégia de marketing digital seja a mais eficiente e lucrativa possível. Isso certamente trará mais segurança de que tudo será feito da melhor maneira e que o dinheiro será bem aplicado.

Agora, que você sabe o que é preciso para criar um planejamento de curto e longo prazo, entre em contato com a Lab34 e descubra o que podemos trazer de bom para a transformação digital do seu negócio!

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Lab 34

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