O Marketing Digital pode ser entendido como um conjunto de práticas executadas online para atrair novos negócios, desenvolver a identidade da marca, criar relacionamentos e melhorar os já existentes. Entre as principais estratégias são o SEO, o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.
Sua empresa não possui estratégias de Marketing Digital? Veja no post de hoje o que você está perdendo por isso.
Aumento da competitividade
O Marketing Digital aumenta o poder de competitividade de uma empresa. Os motivos são vários:
- abre novos caminhos para a aquisição de novos clientes;
- dá maior possibilidade para fidelizá-los;
- possibilita um melhor entendimento dos desejos, dos medos e das necessidades do seu público-alvo.
Dessa forma, uma empresa que utilize suas estratégias, mesmo sendo menor, poderá tornar-se mais competitiva do que outras de seu mercado que utilizam apenas o marketing tradicional.
Porém, não perca tempo! Pelo menos 61% das empresas já utilizam blogs, por exemplo, para divulgar seus conteúdos. Além disso, é possível gerar 54% mais leads do que as práticas tradicionais.
Análise objetiva dos dados
Um dos grandes problemas das empresas é mensurar os resultados de suas campanhas. O Marketing Digital, por sua vez, permite a visualização do que foi obtido a partir de métricas precisas. Elas indicam exatamente como o consumidor reagiu à campanha.
Os dados obtidos possibilitam conhecer melhor o cliente, além de entender quais foram os pontos negativos e positivos. A partir disso, as próximas campanhas serão otimizadas por dados objetivos, e não só pela intuição.
A possibilidade de entender melhor seus próprios dados e beneficiar-se da eficácia do Marketing Digital faz com que a chance de o Retorno sobre o Investimento (ROI) ser positivo seja de mais de 13 vezes.
Reputação e posicionamento fortes
O Brasil é um dos países que mais utiliza a internet e as redes sociais no mundo. Conectar sua empresa a esse mercado garante que ela ocupará uma faixa importante do mercado.
Caso a estratégia seja bem-feita, será considerada como referência em sua área. Dessa maneira, os internautas desejarão sempre estar em contato com a empresa.
Além disso, o Marketing Digital beneficia a reputação da empresa. Como os clientes poderão comunicar-se mais facilmente, sua corporação melhorará a reputação e atrairá mais clientes. Por exemplo, melhorar a experiência do usuário aumenta em mais de 56% a sua disposição de comprar em sua empresa.
Para isso, porém, é importante que as estratégias sejam bem planejadas. Deve-se melhorar a comunicação e o suporte aos clientes, além de proporcionar conteúdo relevante para o seu público-alvo.
Interatividade direta com os clientes
Um dos pontos mais fortes do Marketing Digital é a interatividade entre cliente e empresa. Com essa possibilidade, sua instituição pode compreender, em tempo real, quais são as principais percepções do cliente sobre sua campanha e seu produto.
Além disso, você poderá tirar dúvidas e resolver problemas de maneira mais eficaz e menos custosa. Nesse sentido, lembre-se de que a comunicação com o cliente é peça muito importante para que ele seja fidelizado e possa recomendar a sua empresa a outras pessoas.
Para se ter uma ideia, 87% dos usuários de internet já possuem um smartphone. Isso, aliado à grande correria do dia a dia, faz com que os usuários prefiram comunicações rápidas e efetivas. Porém, 1 a cada 8 empresas respondem seus clientes em um prazo menor que 72 horas. Proporcionar respostas rápidas, então, já é uma estratégia para sair na frente de seus concorrentes.
Essas são apenas algumas das vantagens que você pode ter com estratégias de Marketing Digital. Utilizá-lo garantirá melhores resultados e uma atuação muito mais eficaz da empresa. Porém, antes de colocá-lo em prática, é preciso criar uma estratégia de atuação baseada em seu mercado e nos objetivos da sua empresa.
Gostou das informações sobre as estratégias de Marketing Digital? Comente neste post quais são seus medos, suas ambições e suas experiências com elas!
Para saber mais um pouco (ou muito!)
Agora que você já entendeu o que está perdendo sem ter um estratégia de marketing digital, nada melhor do que aprender como fazer um planejamento estratégico para definir os caminhos que você pretende seguir para não errar mais não? Então dá só uma olhada neste Guia de Marketing de Performance que preparamos para você!